MEMÓRIA DA FEIRA DO LIVRO DE FOTOGRAFIA DE LISBOA

.

.

.

Neste final de ano, trago a memória de dois eventos, em que estive presente, mas que na ocasião, por diversas razões, não tive oportunidade de publicar.

Depois de mostrar um pouco do Lesma – Festival de Fotografia Lenta (aqui), trago hoje a 11.ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, que teve lugar no IPCI – Instituto de Produção Cultural e Imagem, em Lisboa, de 26 a 28 de novembro de 2021.

.

.

.

Sem dúvida um evento importante de divulgação do livro de fotografia, particularmente das pequenas editoras especializadas e dos autores-editores, é um espaço de dar a conhecer as suas obras e onde as mesmas podem ser adquiridas, bem como onde são apresentadas maquetes de projetos mais ou menos concluídos, dando-se a conhecer o trabalho e recolhendo-se feed-backs. É ainda espaço de apresentação de projetos e de discussão de assuntos vários em torno do livro de fotografia.

.

.

À entrada, a Mesa dos Autores: o espaço de venda de livros auto-editados e de pequenas editoras (não representadas com mesa própria):

.

.

Logo depois, a Mesa de Dummies / Maquetes. Apresentei estas obras com algum detalhe por ocasião da Feira, pode ver a publicação aqui (onde também se incluía a agenda das apresentações).

.

.

Diversas livrarias e editoras estavam presentes no Mercado de Fotolivros. Os editores GHOST Editions,

.

.

Editora Olhavê,

.

.

Onagöre,

.

.

Pierre von Kleist Editions,

.

.

Preto Books e Atelier de Lisboa,

.

.

Procur.arte – Associação cultural,

.

.

XYZ Books,

.

.

o também editor Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico,

.

.

e as livrarias Alexandria Livros,

.

.

Photo Book Corner

.

.

e STET – livros & fotografias.

.

.

.

Houve também um conjunto de 20 apresentações com projeção e discussão de trabalhos autorais no domínio da edição.

Como exemplo, Aurora Diogo, apresentou o livro que coordenou: “everydaycovid – Diários fotográficos em tempos de emergência”, 2020 (pode ver no FF aqui),

.

.

Manuela Vaz apresentou o seu livro “Cortinas de Seda”,

.

.

Monteiro Gil, Alberto Picco e Agostinho Gonçalves apresentaram o livro “Parque das Nações. Um mapa alternativo”, 2020 (pode ver no FF, aqui).

.

.

No final da apresentação, Agostinho Gonçalves entregou a Alberto Picco a sua bata de laboratório fotográfico do laboratório da Cooperativa Diferença:

.

.

A Feira é também o espaço de encontros. Destes encontros e do encontro entre fotógrafos, editores e apaixonados pela fotografia.

Parabéns à organização!

.

Para o ano será a 12.ª edição, como sempre, no último fim-de-semana de novembro! Aguardemos!

.

.

.

Todas as fotografias são de António Bracons.

.

Votos de Bom Ano de 2022 para todos!

.

.

.