VÍTOR MURTA, THE KISS

Exposição em Lousado, no Núcleo de Lousado do Museu Nacional Ferroviário, de 14.07 a 30.09.2021.

.

.

.

O beijo.

Gesto simples, poderoso, especial, natural. Modo de dizer: “amo-te”.

O projeto fotográfico de Vítor Murta, The Kiss, é composto por “recriações fotográficas que recorrem a um ambiente controlado para recriação de cenários, guarda-roupa, ambiente de momentos históricos, nostálgicos e românticos.” É uma homenagem ao romance e ao amor.

Há beijos para todos os gostos, em estações de comboios, pontes, paragens de autocarro, nas ruas. São beijos de despedida, beijos de reencontro, beijos de impulso e beijos daqueles que se dão porque sim.

São fotografias carregadas de amor, mas não só. São fotografias com um traço marcante, estética vincadamente revivalista. São fotografias de época, retratam um período situado entre os anos 40, 50 e 60.”

.

No seu blogue, “A essência do eu”, conta o início e o desenvolvimento do projeto:

.

Há algum tempo atrás, presenciei uma cena de carinho entre um casal de idosos. Sentados ali, perto de S. Bento, num fim de tarde ameno. Mão com mão, olhar com olhar e por fim um beijo a selar o amor incondicional que se fazia sentir. A cena ficou de tal modo gravada na minha memória que serviu de mote a este trabalho. A partir desse momento eu sabia. Tinha de reconquistar quem me disse que o romantismo está fora de moda. Click! Imagens intemporais transformadas em amor, em paz, em cumplicidade, em… Beijos.

Comecei por recriar os cenários, o guarda-roupa, recriar o ambiente de momentos históricos, nostálgicos e românticos; captar através da objectiva toda a emoção que se pode ter através de um beijo… quer seja este de despedida ou de encontro.

O Porto, Lisboa, Coimbra, Aveiro ou Águeda foram algumas das cidades que serviram de pano de fundo para este meu projecto, que começou em Outubro de 2014.

Os instrumentos e a técnica utilizada foi de foto simples de rua, em cenário urbano, em lugares como estações de comboios, paragens de autocarros, pontes, ruas, etc.

A metodologia foi sempre o cenário de romance… como situações de surpresa registando casais apaixonados, ou apenas estranhos em momentos de ousadia e registando os momentos de despedida ou de encontro.

O encontro de dois lábios, o beijo respeitoso na testa, a marca do batom na face de outrem. Qualquer que seja a tipologia do beijo, quer seja um beijo de romance, ou de ternura, há coisas que o tornam especial. Um beijo é, sempre inesquecível, é sempre romântico, é sempre único. Amem, beijem, sejam românticos. Deixem-se conquistar. Conseguem?

Tornar algo simples… em momentos inesquecíveis!

.

.

.

Vítor Murta, The Kiss

.

.

A exposição de Vítor Murta, “The Kiss” está patente em Lousado, no Núcleo de Lousado do Museu Nacional Ferroviário, de 14 de julho a 30 de setembro de 2021.

.

.

.

Vítor Miguel Murta, nasceu em Coimbra, em Maio de 1979. Fotógrafo e autor. Desde muito novo gostou de fotografia e o seu conhecimento e interesse foi aumentando à medida que ia crescendo. Na sua juventude fotografou com uma máquina analógica profissional do seu pai, tendo consolidado o seu conhecimento através de leitura, e formação nesta área.

Sendo um apaixonado pela fotografia desde muito cedo, esta arte é para si algo que está presente em todos os momentos da sua vida, tal como uma história que se conta, tendo a liberdade de criar e transmitir algo, uma mensagem, um conteúdo, e sentir a essência de toda a magia em cada momento captado pela sua camera. A sua vertente fotográfica preferida é a natureza e as pessoas, e tenta através dela ver e descrever a vida de uma forma especial. É apaixonado pela cor, pelo pormenor e principalmente pela imaginação que se regista em cada fotografia. Gosta de contar histórias, gosta de viajar dentro de si próprio e pelo mundo.

Interesses pessoais: design, arquitectura, gestão, música, cinema, fotografia, escultura, pintura, informática, leitura, escrita, desporto, passear, viajar, conhecer novas culturas.

Actualmente Vítor Murta, tem os seus trabalhos publicados em várias galerias online, e em exposições nacionais e internacionais.

Participou em vários projectos fotográficos, publicações em revistas, livros e exposições de fotografia.

.

.

.

Pode conhecer melhor a obra de Vítor Murta no seu blogue, “A Essência do Eu”, aqui.

.

.

.