PAT, FESTAS DE 50 ANOS
Exposição on-line do MIRA Forum, patente da partir de 05.03.2021.
.
.
.
PAT, Festas de 50 anos
.
.
Os laços afetivos estabelecidos pela utilização da câmara fotográfica ao longo dos anos são formativos no processo de trabalho de PAT. Já na infância era inseparável do objeto câmara, que escondia dos adultos, criando assim uma relação íntima e exclusiva com as imagens.
O presente trabalho plasma fragmentos de vivências recolhidos em festas de 50 anos, que acontecem na vida e na Leica D-LUX 4 de PAT entre 2013 e 2020, sempre de braço dado com os amigos do peito.
Nos dias estranhos que agora vivemos, apertados que estamos por um vírus que nos quer parados e deixa em suspenso todos os nossos rituais de passagem, PAT escolhe mostrar imagens que registam ambientes ora festivos, ora tristes, associados à celebração de uma data a que se atribui uma forte carga introspetiva.
O que agora podem ver é o que há de surpreendente naquilo que não se sabe porque é que foi fotografado. Talvez nas imagens seja assim, como foi em tempos: «O “não importa o quê” torna-se então o cúmulo sofisticado do valor» (“A Câmara Clara”, Roland Barthes).
.
.
PAT é o pseudónimo escolhido há anos por Patrícia Vieira Campos (Porto, 1969)
para assinar e, eventualmente, grafar de forma simples o que pretende que seja apenas génese e emoção, sem classificação possível: as suas fotografias.
Patrícia Vieira Campos trabalhou como jornalista e assessora de imprensa. Atualmente, trabalha no Porto na área do Património Cultural e está, neste momento, a pouco tempo de defender a tese de doutoramento sobre a ideia de Transimagem.
.
.
.
“Festas de 50 anos” de PAT, é uma das exposições on-line do MIRA Forum, patente a partir de 05.03.2021 – 21:30. Pode ver aqui.
.
.
.














