LIVROS DE ARTISTA DE ARTISTAS MULHERES . EXPOSIÇÃO

Obras de Ana Alvim, Ana Mata, Ana Vidigal, Catarina Domingues, Lúcia Francha, Renata Siqueira Bueno, Rita Barros, Susana Paiva, Vera Marmelo et al.

Exposição na Fundação Calouste Gulbenkian, de 26 de junho a 20 de setembro de 2021.

.

.

.

A Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta uma seleção de livros de artista de 24 criadoras portuguesas (ou a trabalhar em Portugal), desde a década de 1960 até 2020. Parte destes livros têm como base a fotografia ou incluem fotografia.

.

Não raras vezes alguns destes «livros» são apenas um referente conceptual usado como suporte dum projeto artístico específico, não reduzido a papel e tinta, mas incorporando materiais diversos e cruzando várias disciplinas plásticas. Foi esta multiplicidade de tipologias, suportes e materiais que caracteriza o livro de artista, enquanto expressão criativa, que presidiu à escolha das obras em exposição.

A coleção de Livros de Artista da Biblioteca de Arte é uma coleção de âmbito internacional, em permanente crescimento, embora o maior número de exemplares que a integram seja da autoria de artistas nascidos em Portugal, ou estrangeiros aqui residentes, de várias gerações, refletindo a criação artística nacional a partir da década de 1960.”

De facto,

A relação dos artistas com o livro é tão antiga como o próprio livro. Não raras vezes o «livro» é apenas um referente conceptual usado como suporte dum projeto artístico específico, não reduzido a papel e tinta, mas incorporando todos os tipos de materiais que o artista desejar utilizar. Nesta coleção, que inclui livros de “edição independente” – por vezes, a fronteira que os separa dos livros de artista é muito ténue -, encontram-se tanto obras únicas como múltiplos, de formatos e tamanhos diversos: livros impressos em offset, em digital ou com caracteres tipográficos móveis; livros inteiramente produzidos manualmente ou nos quais o artista teve uma intervenção direta na sua impressão; livros com tiragens que podem ser centenas de exemplares ou de apenas uma dezena, ou ainda edições especiais, acompanhadas de desenhos e/ou pinturas originais, gravuras e/ou serigrafias.

.

.

Integram a exposição livros de artista de: Ana Hatherly, Lourdes Castro, Irene Buarque, Maria José Oliveira, Rita Barros, Ana Vidigal, Renata Siqueira Bueno, Sofia Areal, Ana Alvim, Alice Geirinhas, Bela Silva, Susanne Themlitz, Catarina Leitão, Susana Paiva, Susana Mendes Silva, Ana João Romana, Carla Rebelo, Carla Filipe, Isabel Baraona, Rita Thomaz, Ana Mata, Vera Marmelo, Lúcia Prancha e Catarina Domingues.

.

Interessante observar alguns dos diferentes formatos / apresentações que os livros podem ter. Apresento os que integram a fotografia:

.

.

.

Ana Alvim, Life Writing: my nine eleven, 2017

Porto, 2017; [7] p.

.

.

.

.

Ana Mata, Diário Gráfico, 2010-2015

Lisboa, 2010-2015; [96] p.

Diário gráfico produzido no âmbito da exposição realizada na Galeria Módulo, Lisboa, de 5 de março a 9 de abril de 2016.

.

.

Mais informação aqui.

.

.

.

Ana Vidigal, Sem título, 2019

[Lisboa], 2019; [28] folhas

Livro de artista realizado para a exposição comemorativa dos 40 anos da Galeria Diferença em 2019.

.

.

Mais informação aqui.

.

.

.

.

Catarina Domingues, Poema, 2014

[Lisboa], 2014; [28] p.

.

.

.

.

Lúcia Francha, The true sentimental bitch, 2018

[S.I.], 2018; [130 p]

.

.

.

.

Renata Siqueira Bueno, Diane Arbus and my pictures family, 2015

[S.I.], 2015; 90 p.

.

.

.

.

Rita Barros, In daddy’s hand, 2010

[Poem by] Rene Ricard

[S.I.], 2010; [19] p.

.

.

A fotografia da capa é uma fotografia de família: Rita Barros tinha-a na sua ‘casa’: o quarto 1008 do Chelsea Hotel, em Nova Iorque, como podemos ver na exposição “Room 1008: The Last Days”, no Centro Cultural de Cascais.

.

Rita Barros, Room 1008: The Last Days, 2021

.

.

.

Susana Paiva, Húmus, 201-?

Lisboa, [201-?]; 10 p.

.

.

.

.

Vera Marmelo, [Caderno de posters], 2004

Designer: Sílvia Prudêncio

Lisboa, [2013]; [26] folhas soltas.

.

.

.

.

No átrio da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta-se a exposição “Livros de Artista de Artistas Mulheres”, de 26 de junho a 20 de setembro de 2021, a propósito da exposição “Tudo o que eu quero. Artistas Portuguesas de 1900 a 2020”, incluída no Programa Cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, esta patente de 2 de junho a 23 de agosto (no FF, em breve).

.

.

Sobre esta exposição no site da Fundação Calouste Gulbenkian aqui.

.

.

.