INSTANTES – FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE AVINTES . 4 – COLECTIVO PORTUGAL-FINLÂNDIA, COLECTIVO FEM 3S19 E GABI PONTES
Em exposição em Avintes, respetivamente na Junta de Freguesia de Avintes, na Quinta da Agraceira, e no ACMA- Associação Cultural e Musical de Avintes, de 1 a 30 de maio de 2021.
.
.
.
Ao longo de algumas publicações apresento as exposições que integram a 8.ª edição do INstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, este ano dedicada à fotografia no feminino, sob o tema: “Combinações, numa dimensão maior”. A curadoria é de Alice WR.
Hoje apresento os trabalhos dos Colectivos Portugal-Finlândia e FEM 3S19 e de Gabi Pontes, que estão em exposição em Avintes, respetivametne na Junta de Freguesia de Avintes, Rua Escola Central, 75; na Quinta da Agraceira, Rua da Agraceira, 720 e no ACMA- Associação Cultural e Musical de Avintes, na Rua C – Urbanização dos Pinhais Bastos, de 1 a 30 de maio de 2021.
.
.
.
Colectivo Portugal-Finlândia, Ser jovem, hoje
Fotógrafas: Alice WR, Anna-Karoliina Pelto, Cecy Jup, Goreti Ferraz, Jaana Ahola, Jaana Laaksonen, Kaijariikka Indgren, Laura Tulokas, Leena Asikainen, Lotta Määttä, Maria Leonardo Cabrita, Madalena Meneses, Manuela Vaz, Maria Inês Mouroa, Maria Sécio, Noora Niemi, Raquel Calvino, Riitta Litmanen, Sonia Señoráns, Susana Moreira, Susana Gonçalves, Tânia Araújo, Tuula Aronen, Vera Marmelo.
.
.
Colectivo Portugal-Finlândia, Ser jovem, hoje – Alice WR, Anna-Karoliina Pelto, Kaijariikka Indgren, Maria Inês Mouroa, Maria Leonardo Cabrita, Maria Sécio, Tuula Aronen, Vera Marmelo
.
.
É um trabalho que reúne fotógrafas portuguesas e finlandesas que foram desafiadas a olhar à sua volta e fazer um retrato dos jovens nos seus respetivos países.
Quem são? O que fazem? Onde vivem? Com quem vivem? O que pensam? O que sonham? Onde trabalham? Como pagam as contas? Como se divertem? Como interagem com os pais/professores/amigos? O que os motiva? O que os assusta? De que se orgulham? Que causas defendem? Quais são os seus valores? Como imaginam o futuro?
.
.
.
Colectivo FEM 3S19, Sem coordenadas
Fotógrafas: Ana Isa, Cristina Meneses, Catarina Correia de Sampaio, Dora Pinto, Inês Albuquerque, Rita Castro
.
.
Colectivo FEM 3S19, Sem coordenadas
.
.
O Colectivo FEM 3S19, “Recém-criado, reúne fotógrafas com trabalhos produzidos, em grupo ou individualmente, com o objetivo de construir narrativas colaborativas sobre as questões que as interpelam na situação em que se encontram ou naquela que procuram.”
.
Estado das coisas ou das pessoas, posição ou disposição. Transpomos para as imagens um conjunto de momentos, circunstâncias, sentimentos e reflexos do mundo que nos preenche, nos inquieta e nos rodeia. Sem coordenadas, uma data assinalável, que não aquela que possa representar para cada uma individualmente, ou um lugar definido, uma síntese improvável de inquietações e de caminhos que quisemos se cruzassem e pudéssemos percorrer juntas nesta oportunidade. Indefinições e preocupações ambientais, vazios e densidades, auto-representações, construções, alinham uma rota que integra (ainda ou para sempre?) um persistente nomadismo, sem local de fixação, aberto a um olhar para o mundo, disponível, companheiro e compartilhado, maduro quanto o possa ser e infantil tanto quanto o consigamos. Singelas e intrincadas. Relações unas e multíplices. Cruzamentos, numa dimensão maior.
Curadoria de Alice WR.
.
.
.
Gabi Pontes, Ínsula
.
.
Gabi Pontes, Ínsula
.
.
Ínsula
.
A Ínsula é um útero,
puro, fecundo e palpitante,
encoberto por um lençol rasgado em mil tiras de neblinas roubadas.
É Ilhoa, mulher caprichosa e sedutora,
espreguiçada no seu leito de águas cálidas,
mordendo a boca à carícia de um raio de sol.
.
É um grito de raiva incontida,
preso na penumbra dos dias que teimam em não passar,
silenciado nas paredes do tempo erguidas até ao céu,
num grito sufocado, alado, lavado,
levado pelas mãos da maré vazante.
.
Gabi Pontes
.
.
.
.
Gabi Pontes | 1970 | S. Miguel – Açores
Desde cedo se interessou pela fotografia enquanto meio de expressão individual, mas só em 2014 se dedicou a esse prazer de uma forma mais séria, estudando fotografia e edição, num formato autodidata e informal, participando em diversos workshops e formações, explorando esses novos caminhos de expressão que nos foram oferecidos pela era digital.
Assume-se como uma amante de fotografia, estando desde 2017 na direção da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores.
Participou em diversos projetos sociais, como: “A Depressão na objetiva de um Fotógrafo”, atualmente em exposição na sede da Ordem dos Psicólogos, Lisboa. Conta ainda com uma exposição individual, em 2016, intitulada “O Sal da Vida”, sobre as semelhanças entre os ilhéus dos Açores e de Cabo Verde. Participou em diversas exposições coletivas, como “Serralves em Festa” e mais recentemente, “A Arte do Cuidar”. É coautora dos livros de fotografia: “Ponta Delgada e os seus 24 Encantos” e “Nordeste, e os seus 9 Encantos”. Foi vencedora do Prémio FNA de 2019, Vila do Conde.
.
.
.

.
O INstantes, Festival de Fotografia de Avintes, foi criado por Pereira Lopes.
Nesta 8.ª edição, apenas com fotografia no feminino, a curadoria é de Alice WR:
.
(…) cabe-me contribuir para que o impacto emocional que as imagens possam provocar aconteça, como uma dança entre o lugar e as obras, pelo prazer da arte fotográfica e pelos cruzamentos possíveis, numa dimensão maior.
O primeiro propósito, alicerçado na capacidade que as autoras têm de falar de si e de se constituírem como referentes, é destacar a autoconsciência e reflexão crítica de onde emergem, de vários prismas, diferentes identidades no feminino. Alguns trabalhos são ensaios auto-reflexivos onde as autoras, simultaneamente fotógrafas e performers, nos conduzem pelo território irreverente das suas narrativas de corpos fotografados. Seja pela busca criativa de uma imagem atrevida ou perturbadora da realidade, pela desconstrução pós-moderna, pela revalorização de uma linguagem hibrida ou pela fabricação da imagem na interseção da escultura ou da pintura com a fotografia, os trabalhos apresentados são, simultaneamente, afirmação, resistência e libertação.
O segundo propósito, reside no facto de salientar o domínio do invisível, aquele que está por detrás do que é mostrado e que importa considerar para assim se apreender a obra de forma plena. Inerente ao conjunto das subjectividades e autoralidades dos trabalhos, existe o significado/simbólico que, de forma mais literal ou mais poética, translúcida ou efémera, nos possibilita a dimensão da invisibilidade presente em conceitos universalistas como amor, morte, identidade, sofrimento, incerteza ou esperança.
Por oposição às imagens técnicas e a uma homogeneidade visual asfixiante, repetida à exaustão, o terceiro propósito consiste em refletir e fazer emergir o avesso dos processos criativos, as pontas soltas e os fios e maranhados, que são tornados públicos, nos seus lados direitos. A enfâse está na importância do processo das artistas, que experimentam diferentes procedimentos, alinhavando-os criativamente e dando lugar a um inesgotável repertório de combinações.
Por último, o propósito de afirmar a presença das mulheres no mundo da Arte e da Fotografia em particular. Tal como em tantos outros países, também em Portugal, várias mulheres fotógrafas se dedicam (e dedicaram) à Fotografia como hobby, criação artística ou meio de subsistência. (…) Os seus trabalhos, não são compatíveis com a ausência, a invisibilidade ou o silêncio.
.
.
.
Pode saber sobre os eventos e as exposições na Agenda do Festival no FF, aqui e no site aqui.
Sobre as restantes exposições no FF: aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
.
Cortesia: iNstantes / Alice WR.
.
.
.















Pingback: AGENDA . 8.º INSTANTES – FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA DE AVINTES 2021 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . ABRIL – JUNHO . 2021 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: INSTANTES – FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE AVINTES . 5 – ARMINEH HOVANESIAN, JOANA RAINER, TÂNIA ARAÚJO | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: INSTANTES – FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE AVINTES . 6 – FÁTIMA VICENTE SILVA, CLARA AZEVEDO, CÉLINE CROZE E QUEILA FERNANDES | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: INSTANTES – FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE AVINTES . 1 – CARMO DIOGO, CECÍLIA SORDI CAMPOS, SUSANA MOREIRA | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: INSTANTES – FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE AVINTES . 3 – MADEMOISELLE MARÇAL, RAQUEL CALVIÑO, SUSANA GONÇALVES | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: INSTANTES – FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE AVINTES . 2 – ANNIKA HASS, SONIA SEÑORÁNS, CARLA DE SOUSA, ZISOULA NTASIOU | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . JULHO – SETEMBRO . 2021 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA