JOÃO MOTA DA COSTA, DISSECAR, 2019
.
.
.
João Mota da Costa
Dissecar
Fotografia: João Mota da Costa
Edição do Autor / Novembro . 2019
Português / 68 p.
Brochura / 200 ex, incluindo 10 ex., edição especial com uma fotografia, assinada
ISBN: 9789895443109
.
.

.
.
Dissecar é, para muitos, um mistério. E desvenda mistérios – do corpo humano. Talvez por isso, a capa é preta e o título, impresso a preto, na vertical. Esconde o mistério que se abre quando abrimos o livro.
A Anatomia é a principal disciplina do curso de Medicina, lecionada no 1.º ano. Conhecer e saber os ossos, os músculos, tendões, o sistema nervoso, circulatório, os diferentes tecidos, é fundamental para qualquer médico.
Base para a anatomia é o dissecar: cortar ou separar (órgãos ou partes de órgãos) com instrumentos cirúrgicos, ou outras técnicas, para o seu estudo. Através de diversos tratamentos, é possível remover os ossos, os músculos ou outros tecidos, tingir de determinada cor o que se pretende destacar ou ressaltar: artérias, veias e capilares, tendões, músculos… Estes elementos podem ser conservados imersos em certos líquidos, o que permite o seu estudo e a análise, quer pelos estudantes de Medicina, quer pelos próprios médicos: analisando situações saudáveis e determinadas patologias.
Mota da Costa, médico, fotografou nas Faculdades de Medicina das Universidades de Lisboa, de Coimbra e do Porto, e em vários hospitais. Mostra os anfiteatros em que decorrem as aulas e outros espaços ligados ao estudo e à prática da Medicina, centrado na dissecação.
.
.
.
João Mota da Costa, Dissecar, 2019
.
.
.
“Dissecar”, de João Mota da Costa, foi lançado na livraria STET – livros & fotografias, em Alvalade, Lisboa, a 21 de novembro de 2019.
.

.
.
João Mota da Costa (1954), médico cirurgião plástico, dedicado à área de cirurgia da mão. Começa a fotografar em 1969, com percurso irregular, por razões profissionais. Desde 2011 dedica mais tempo à fotografia, desenvolvendo trabalho autoral e frequentando cursos do Atelier de Lisboa, em projectos orientados por fotógrafos contemporâneos portugueses e a pós-graduação em Discursos de Fotografia Contemporânea, Faculdade de Belas Artes de Lisboa (2015-2016).
Exposições individuais: Abstrações, Galeria Arthobler, Lisboa, 2010 e Galeria Novo Ciclo Acer, Tondela, 2011; Lunch Time Affair – Chapter I (ten rooms for sex) (Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Enc. Imagem de Braga, 2013); PIN, Museu António Duarte, Caldas da Rainha, 2015; Do outro lado do Espelho, Pavilhão 31, Hospital Júlio de Matos, Lisboa 2018
Exposições em Cursos de Projecto no Atelier de Lisboa: 4projectos #44semanas #88horas com Paulo Catrica, Pavilhão Preto, Museu da Cidade, Lisboa, 2013; Novos Trabalhos #1com Daniel Malhão, Confeitaria, Lisboa,2014; Novos Trabalhos #2, com António Júlio Duarte, Galeria Av da India, Lisboa, 2014); That’s How You Call Things By The Names That They Are com Paulo Catrica, Confeitaria, Lisboa,2017.
Outras Exposições Colectivas: AlSul, Centro Emmerico Nunes, Sines, 2014; Crónicas Suburbanas, Salão Nobre dos Receios da Amadora, 2015; Romper, Galeria de Exposições da Secção Regional Sul da Ordem dos Médicos, Lisboa, 2015); Entre Humana Natureza, pós-graduação em Discursos de Fotografia Contemporânea da Faculdade de Belas Artes, Lisboa 2016.
Jusqu’à L’os em workshop com Paulo Nozolino com Écorchés, Arles 2018 e Croyants, Arles 2019.
Publicações (Edição de Autor): A Torre, 2014; Álamos, 2015; Do Outro Lado do Espelho, 2018; Dissecar, 2019.
.
.

.
Esta série, juntamente com “Drift” de Hélio Marques Pereira e “Colosso”, de Rodrigo Simões Cardoso, integram a exposição “Looking in Different Ways”, com curadoria de Emília Tavares, que se apresenta em Torres Vedras, na Cooperativa de Comunicação e Cultura – Câmara Clara, na Rua da Cruz, 9A e Câmara Escura, Rua da Cruz, 13, de 8 de janeiro a 15 de abril de 2021.
.
.
Pode conhecer mais sobre a obra de João Mota da Costa no site do autor, aqui e no Fascínio da Fotografia, aqui.
.
Pode ver no Fascínio da Fotografia sobre “Drift” de Hélio Marques Pereira, aqui e sobre “Colosso”, de Rodrigo Simões Cardoso, aqui.
.
.
.













Pingback: HÉLIO MARQUES PEREIRA, DRIFT, 2019 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: RODRIGO CARDOSO, COLOSSO, 2019 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . ABRIL – JUNHO . 2021 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . ABRIL – JUNHO . 2021 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA