JOSÉ SOUDO, A ATRIBULADA HISTÓRIA DO CASAMENTO DA DONA LUZ COM O SENHOR PIXEL, 2020
.
.
.
José Soudo
A atribulada história do casamento da Dona Luz com o senhor Pixel
Uma história da Fotografia para os mais jovens, que até os adultos deveriam ler
Fotografia: AAVV / Texto: José Soudo
Lisboa: Flankus Books / Dezembro . 2020
Português / 15,4 x 21,7 cm / 62 pp
Cartonado / 300 ex.
ISBN: 9789893311073
.
.

.
.
Esta é uma História da Fotografia que José Soudo conta para os mais novos, mas como ele próprio diz, “que até os adultos deveriam ler”.
Escrita de forma simples e coloquial, passa pelos grandes nomes da descoberta da fotografia e mostra como alguns dos seus princípios já eram conhecidos na pré-história!
Começa assim…
.
Introdução a esta história com vários títulos e algumas perguntas
.
As razões para esta história começaram há cerca de quatro anos atrás, no dia em que a Direção da Biblioteca da Escola Secundária EB 2.3 — Paula Vicente me lançou um desafio, que foi o de fazer uma leitura para os jovens alunos do 5.º e 6.º anos, inserida na respetiva “Semana da Leitura”.
Optei por escrever uma “História da Fotografia”, para os jovens alunos, que lhes contei de viva voz e que me atrevo a dizer que até os adultos deveriam ouvir ou ler, isto em vez de apenas lhes ler outros textos soltos de outras proveniências.
Dos vários títulos que ensaiei para estes jovens estudantes, partilho aqui os que me pareceram mais consequentes:
– A história das manas que tinham (todas) o mesmo nome e se chamavam FOTOGRAFIA
-A atribulada história do casamento da Dona Luz e do Senhor Pixel
– A história dos antepassados da Fotografia, contada em várias partes e com várias perguntas.
E a história naquele dia começou mais ou menos assim:
“…vou contar-vos a história do Senhor Pixel, cujo nome é inglesado, mas cuja origem é algo estranha e um pouco duvidosa.
Como o saberão, o Senhor Pixel é o atuai marido de Dona Luz, princesa eterna, filha do Rei Sol e cujas filhas se chamam todas FOTOGRAFIA.
As meninas FOTOGRAFIA, umas muito belas, outras menos belas, outras feias e algumas horrorosas, como tudo na vida, por mais estranho que pareça, e ao que parece, só têm por hábito nascer dentro de umas pequenas caixas, às quais costumamos chamar máquinas fotográficas, embora, nos tempos atuais, também possam nascer dentro de outras maternidades, tais como telefones móveis, ou smartphones, ou tablets….”
(…)
Antes de continuar, tenho que vos avisar desde já de uma coisa muito importante.
A Dona Luz, sendo eterna, já se casou com vários maridos, pelo que ninguém sabe se o Senhor Pixel não está, ou não estará, para ser substituído dentro em breve, nem quando isso acontecerá ao pobre coitado.
Sendo assim e para dar início a esta história, era uma vez, com que se começam quase todas as histórias, digo antes:
..há muitos anos atrás…”
.
E assim, José Soudo convida Rómulo de Carvalho, fala de Da Vinci, da camara obscura e da atual pin-hole, de como este efeito se teria sentido já na pré-história e como se reflete nas câmaras fotográficas do séc. XIX e nas de hoje… E ainda de Nicéphore Niépce, Jacques Mandé Daguerre, William Fox Talbot, Thoma Wedgewood, Humphry David, John Herschel, Hercule Florence, Hyppolyte Bayard e tantos outros. E a Tri-Chromia e o cinema dos Irmãos Lumiére… E o nosso Carlos Relvas!
.
.
.
José Soudo, A atribulada história do casamento da Dona Luz com o senhor Pixel, 2020
.
.
.
José Soudo nasceu em Lisboa, 1950
Curador. Investigador independente em História da Fotografia. Fotógrafo. Grau de Mestre em Fotografia Aplicada. Grau de “Especialista em Audiovisuais e Produção dos Media — Fotografia”, obtido em Provas Públicas, perante Júri constituído por representantes de diversos Institutos Politécnicos.
Docente de Fotografia desde 1983 e de História da Fotografia, desde 1986, no Curso de Fotografia do Departamento de Fotografia do Ar.Co — Centro de Arte e Comunicação Visual — Associação Cultural sem fins lucrativos, reconhecida pelo Governo Portugês como “Instituição de Utilidade Pública’ . Coordenador Técnico com funções pedagógicas, do Departamento de Fotografia do Ar.co, de 1986 a 2016.
Sócio co-fundador, em 1982, da Galeria e do projecto de Animação Cultural, “Ether-Vale tudo menos tirar olhos”.
Membro da Comissão de Estudo para a recuperação da Casa-Estúdio Carlos Relvas, na Golegã, por nomeação do IPPAR, em Junho de 1996.
Formador creditado, da Bolsa de Formadores do “Cenjor — Centro Protocolar para Formação de Jornalistas Profissionais”, em acções de formação para jornalistas, nas áreas da Fotografia e do Fotojornalismo, desde 1992.
Docente na Licenciatura do CSF – Curso Superior de Fotografia, da Escola Superior de Tecnologia do IPT – Instituto Politécnico de Tomar, de 2002 até 2016.
Diretor da Licenciatura em Fotografia da ESTT/IPT no ano de 2015. Co-fundador do referido Curso.
Docente da UC Contextual Studies/História da Fotografia, no HND — Higher National Diploma — ETIC desde 2018.
Membro da Comissão Executiva do CEFGA — Centro de Estudos em Fotografia da Golegã, nos anos de 2008 e 2009.
Enquanto fotógrafo, está representado em diversas colecções oficiais e particulares, quer em Portugal quer no estrangeiro e também através de livros e publicações diversas, assim como em trabalhos coletivos com outros artistas visuais.
.
.
.
Pode ler a colaboração de José Soudo no Fascínio da Fotografia e saber mais sobre o autor, aqui.
Para adquirir este livro, contacte o autor para o e-mail <3jsoudo@gmail>
.
.
.












Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . JANEIRO – MARÇO . 2021 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . ABRIL – JUNHO . 2021 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . JULHO – SETEMBRO . 2021 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . OUTUBRO – DEZEMBRO . 2021 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . JANEIRO – MARÇO . 2022 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . PHOTOfest CANTANHEDE | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: LUZ E TEMPO: VIAGEM PELA MEMÓRIA E DEMOCRACIA. A CADEIA DA RELAÇÃO DO PORTO PELA FOTOGRAFIA DE ANTÓNIO CAMPOS LEAL | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA