SEBASTIÃO SALGADO, GÉNESIS
Exposição de rua, junto ao Arco da Rua Augusta, em Lisboa, de 21.12.2020 a 14.01.2021.
.
.
.

.
.
Não é muito vulgar termos em Portugal exposições de fotografia no espaço público, abertas e acessíveis a todos, 24 sobre 24 horas ao longo do período de exposição, que podemos descobrir por acaso, en passant, ou que podemos ir propositadamente ver.
É, pois, interessante a exposição que se apresenta na Rua Augusta, no troço junto ao Arco, próximo do Tejo, em Lisboa.
Visitei-a com as minhas filhas, aproveitando para ver a iluminação de Natal, já de noite, quase no final do ano.
É um conjunto de fotografias, em grande formato, como habitualmente Salgado apresenta, do projeto Génesis, um trabalho desenvolvido ao longo de oito anos, editado em livro em 2013 (Taschen, com prefácio de Lélia Wesnick Salgado) e que foi possível ver na (quase?) globalidade no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, em Lisboa, de 9 de Abril a 2 de Agosto de 2015.
É sempre bom (re)ver estas imagens de lugares praticamente inacessíveis, da paisagem e da natureza selvagem, selvas, florestas, desertos, os animais em liberdade, nas suas comunidades e habitats, para além de alguns povos que vivem ainda de modo ancestral, do Amazonas à Nova Guiné. Temos as grandes panorâmicas, de horizontes vastos que mostram a grandeza do nosso mundo e de tantas espécies, temos o detalhe.
Recorda-nos que o nosso mundo evoluiu durante milhares de anos e é muito mais que a cidade ou o local onde habitamos, e que temos o dever – e a obrigação – de cuidar e preservar, criando as condições para que não se degrade. Refere Salgado: «Cerca de 46% do planeta ainda é como era no tempo da génese. Temos que preservar o que existe».
Génesis é “uma longa carta de amor ao planeta”.
.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2020
.
.
A exposição é organizada pela Fundação “la Caixa”, no âmbito da sua programação “Arte na Rua” e está patente de 21 de dezembro de 2020 a 14 de janeiro de 2021, junto ao Arco da R. Augusta, em Lisboa, naquela artéria pedonal, com o apoio do BPI.
.
.
.













Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . JANEIRO – MARÇO . 2021 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA