IMAGO LISBOA PHOTO FESTIVAL 2020. NOVAS VISÕES – CRISTINA DIAS DE MAGALHÃES, INSTINCTS. SAME BUT DIFERENT (2020)

Integra a exposição “Novas Visões na Fotografia Contemporânea”, do Imago Lisboa Photo Festival 2020, patente nas Carpintarias de S. Lázaro, na R. de S. Lázaro, 72, de 01.10 a 08.11.2020.

.

.

.

Cristina Dias de Magalhães, série “Instincts. Same but diferente”: Guardian, 2020 – Gaze, 2020 – Tenderness, 2020 – Playground, 2020 – Alliance, 2020

.

.

O nascimento de Victoria e Helena mudou tudo. Já nada é o mesmo. Elas fazem parte do meu mundo, da minha vida, de mim. Evoluímos lado a lado, unidas por um vínculo único.

Já nada é o mesmo. Eles fazem parte do meu mundo, da minha vida, de mim mesmo. Nós evoluímos lado a lado unidos por um vínculo único. Através do olhar deles, redescobri os momentos ligados à primeira infância.

Alegria da vida, exploração do ambiente, descoberta de si mesmo e dos outros são retratados através de dípticos, criando um encontro imaginário e, no entanto, autêntico unindo o universo humano e animal. Os instintos são a base para a sobrevivência, e a relação que construímos com os outros, o meio ambiente e o planeta definem a nossa humanidade.

Comecei Instincts. Same but different como observadora silenciosa das suas explorações, encontros e díade nascente. Em vez disso, agora sei que foi este o processo para me redefinir como mulher, mãe e artista.

Cristina Dias de Magalhães

.

Instincts. Same but different, assemelha-se a um diário em que Cristina Dias de Magalhães decifra, visual e emocionalmente, o seu ambiente familiar. Fascinada pelo vínculo nativo que une as suas filhas gémeas, ela afastou-se dos autorretratos para redescobrir os momentos ligados à primeira infância através do olhar delas: a alegria da vida, a exploração do meio ambiente, a descoberta de si mesmas e a construção do relacionamento com os outros.

Ao incluir o universo animal, que as suas filhas adoram observar e analisar, estabelece um diálogo entre imagens, onde os instintos prevalecem e nos guiam.

Como mãe, projeta-se na figura arquetípica do animal, dotada de simbolismo e características humanas, que acompanham diariamente as suas filhas no processo de aprendizagem. Os seus dípticos descobrem um vínculo silencioso criado através de momentos partilhados e sentidos em conjunto. Esse encontro físico, imaginário e, no entanto, autêntico, lembra-nos que nascemos num mundo complexo, onde os instintos são a base da sobrevivência.

Através da exibição dos nossos mundos infantis e instintivos desaparecidos, a série Instincts. Same but different refere-se ao relacionamento que construímos com outras pessoas, com o nosso meio ambiente e o nosso planeta, obrigando-nos a redefinir a nossa própria humanidade.

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2020

.

.

“Instincts. Same but diferent (2020)”, de Cristina Dias de Magalhães, artista escolhida por Rui Prata, integra a exposição “Novas Visões na Fotografia Contemporânea”, do Imago Lisboa Photo Festival 2020, patente nas Carpintarias de S. Lázaro, na R. de S. Lázaro, 72, em Lisboa, de 1 de outubro a 8 de novembro de 2020.

.

.

.

Cristina Dias de Magalhães nasceu em 1979 no Luxemburgo. Possui um Doutoramento em Belas Artes pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Vive e trabalha no Luxemburgo e em Genebra. Nos últimos 15 anos, o seu trabalho foi exposto em França, Espanha, Luxemburgo, Portugal, Tunísia e China. Em 2016 publicou o ensaio «Vu(es) des dos: La photographie – espace d’identité et de création (L’Harmattan, Paris)», no qual mostra a exploração da sua identidade através do seu corpo e da fotografia. Ela desvenda um mundo oculto de uma maneira sensível e pessoal, do ponto de vista das costas humanas. O seu ponto de vista fotográfico e a sua pesquisa demonstram uma abordagem única ao explorar o corpo humano e a existência de diferentes maneiras de observar e interpretar.

Em 2019, mostra a sua série «Embody)», durante o Mês Europeu da Fotografia no Luxemburgo e em 2020 durante o Salon Turbulences em Paris (França). O seu novo projeto, «Instincts. Same but diferente será exposto em 2020 no Festival Imago Lisboa (Portugal) e no Centre d’Art Nei Liicht em Dudelange (Luxemburgo).)»

.

.

.

O núcleo “Novas Visões na Fotografia Contemporânea” surge, pois

Desde sempre que a fotografia teve uma expressão multifuncional, que se estende do campo científico ao campo das artes. Porém, nas duas últimas décadas a fotografia, e particularmente no âmbito dos projetos artísticos, adquiriu novas liberdades e formas de se apresentar.

Procurando espelhar a diversidade e criatividade que se tem vindo a expandir, o festival Imago Lisboa, através do convite a reconhecidos curadores da área, dá a conhecer alguns exemplos das narrativas atuais.”

Os curadores desta 2.ª edição são: Paul di Felice, Rui Prata, Beate Cegielska e Gabriella Csizek.

.

António Bracons, Rui Prata, 2020

.

Rui Prata, Diretor Artístico do Imago Lisboa Photo Festival, regista:

A fotografia constitui uma forma de representação artística e de registo muito relevante da atual sociedade. Para além do seu uso nas artes visuais, e mais concretamente na chamada fotografia de autor, a imagem fotográfica dá roupagem a um vasto campo de territórios que se expandem das ciências às redes sociais.

A 2ª edição do festival Imago Lisboa pretende dar continuidade a um acontecimento regular que potencialize as diferentes práticas fotográficas contemporâneas, sem esquecer a apresentação de autores de reconhecido valor histórico, cujo conhecimento é essencial para a compreensão das atuais narrativas.

Ao longo da última década, Lisboa tornou-se uma cidade de referência, com acentuado crescimento económico e cultural. Pululam os acontecimentos nas mais diversas áreas e a urbe é palco de uma efervescente atividade nos mais diversos domínios. Não obstante algum abrandamento em virtude da recente pandemia, importa retomar a dinâmica anterior e criar condições para uma confiança e atração crescente de públicos.”

.

.

.

Pode saber mais sobre o Imago Lisboa Photo Festival aqui e no Fascínio da Fotografia, aqui.

Pode conhecer melhor a obra de Cristina Dias de Magalhães, aqui.

.

Cortesia: Imago Lisboa Photo Festival.

Atualizado em 20.01.2021 (texto de Cristina Dias de Magalhães).

.

.

.