CATARINA OSÓRIO DE CASTRO, REFÚGIO

Integra a exposição “Novas Visões na Fotografia Contemporânea”, do Imago Lisboa Photo Festival 2020, patente nas Carpintarias de S. Lázaro, na R. de S. Lázaro, 72, de 01.10 a 08.11.2020.

.

.

.

Catarina Osório de Castro, Refúgio

.

.

No início houve a descoberta da energia do mar, da terra, das montanhas, do silêncio, das ruas perdidas, da vegetação exuberante, da água quente que brota da terra numa noite fria, da escuridão que ameaça o sol tímido. Depois foi o regresso e o reencontro com tudo aquilo que se foi tornando cada vez mais familiar e do qual já eu fazia parte.

Agora, precisava de ir mais fundo e descobrir o que se encontra para lá das portas das casas de família, com ar de que sempre lá estiveram, firmes, viradas para o mar, sem nada prometer, mas com histórias por contar. Os objetos comuns ou sagrados, os retratos dos que vivem e dos antepassados, o ambiente familiar carregado de um tempo lento, a aura do que permanece.

Catarina Osório de Castro

.

Esta é uma série em desenvolvimento nos Açores.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2020

.

.

.

“Refúgio”, de Catarina Osório de Castro, artista selecionada por Rui Prata, integra a exposição “Novas Visões na Fotografia Contemporânea”, do Imago Lisboa Photo Festival 2020, patente nas Carpintarias de S. Lázaro, na R. de S. Lázaro, 72, em Lisboa, de 1 de outubro a 8 de novembro de 2020.

.

.

.

Catarina Osório de Castro nasceu em 1982 em Lisboa, Portugal. É representada pela galeria Módulo – Centro Difusor de Arte. Licenciou-se em arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa em 2005. Formou-se em fotografia no Ar.Co em 2012 e em 2014/15, frequentou a escola de fotografia Atelier de Lisboa. Em 2016 expôs na Módulo a sua primeira individual, “Devagar” e em 2019 “Eclipse”. Tem exposto regularmente em coletivas como “Coterie” em Lisboa, ou “Trinta Anos, Encontros da Imagem”, em Braga ou em feiras de arte como “Estampa” em Madrid. Em 2019 participou no projeto coletivo [TASCAS] culminando na publicação “Pelas Tascas de Lisboa” e numa exposição online nas residências artísticas “raum”. Em 2020 publica o seu primeiro livro “Devagar”.

.

.

.

.

O núcleo “Novas Visões na Fotografia Contemporânea” surge, pois

Desde sempre […] a fotografia teve uma expressão multifuncional, que se estende do campo científico ao campo das artes. Porém, nas duas últimas décadas a fotografia, e particularmente no âmbito dos projetos artísticos, adquiriu novas liberdades e formas de se apresentar.

Procurando espelhar a diversidade e criatividade que se tem vindo a expandir, o festival Imago Lisboa, através do convite a reconhecidos curadores da área, dá a conhecer alguns exemplos das narrativas atuais.”

Os curadores desta 2.ª edição são: Paul di Felice, Rui Prata, Beate Cegielska e Gabriella Csizek.

.

António Bracons, Rui Prata, 2020

.

Rui Prata, Diretor Artístico do Imago Lisboa Photo Festival, regista:

.

A fotografia constitui uma forma de representação artística e de registo muito relevante da atual sociedade. Para além do seu uso nas artes visuais, e mais concretamente na chamada fotografia de autor, a imagem fotográfica dá roupagem a um vasto campo de territórios que se expandem das ciências às redes sociais.

A 2ª edição do festival Imago Lisboa pretende dar continuidade a um acontecimento regular que potencialize as diferentes práticas fotográficas contemporâneas, sem esquecer a apresentação de autores de reconhecido valor histórico, cujo conhecimento é essencial para a compreensão das atuais narrativas.

Ao longo da última década, Lisboa tornou-se uma cidade de referência, com acentuado crescimento económico e cultural. Pululam os acontecimentos nas mais diversas áreas e a urbe é palco de uma efervescente atividade nos mais diversos domínios. Não obstante algum abrandamento em virtude da recente pandemia, importa retomar a dinâmica anterior e criar condições para uma confiança e atração crescente de públicos.”

.

.

.

Pode saber mais sobre o Imago Lisboa Photo Festival aqui e no Fascínio da Fotografia, aqui.

Pode saber mais sobre a obra de Catarina Osório de Castro aqui, e no Fascínio da Fotografia, aqui.

.

Cortesia: Imago Lisboa Photo Festival.

.

.

.