ÁLVARO DOMINGUES, VOLTA A PORTUGAL, 2017

.

.

.

Álvaro Domingues

Volta a Portugal

Fotografia e texto: Álvaro Domingues

Contraponto Editores / Novembro . 2017

Português / 15,9 x 23,7 / 328 págs.

Brochura

ISBN: 9789896661571

.

.

Alvaro_Domingues-Volta a Portugal (1)

.

.

Álvaro Domingues é um daqueles raros autores sobre os quais podemos dizer que há um antes e um depois. O antes de ter lido Álvaro Domingues. E o depois de lê-lo, quando se alargou a nossa visão.

José Tolentino Mendonça

.

Álvaro Domingues descobre o país que não está no centro, é um trabalho essencial. O país que está longe dos sítios onde se decide resiste porque há cuidadores – cuidadores pela imagem – como Álvaro Domingues.

Gonçalo M. Tavares
.

.

Álvaro Domingues leva-nos a viajar estrada fora, pelo Portugal interior. Pela intervenção de cada família ou pessoa na paisagem, a seu belo prazer, com os seus gostos ou promovendo o seu negócio, de forma mais ou menos consciente, mas que resulta numa paisagem entre o caricato e o caótico.

Quando nos embrenhamos nas estradas fora das principais cidades e vilas, vemos uma realidade diferente, uma construção e adaptação da paisagem ao gosto, à vida e à realidade de cada um.

A vivenda familiar, os seus muros e jardins, os pequenos negócios familiares e a sua divulgação através das mais diferentes presenças no espaço público, testemunham uma vivência própria, específica, diferente em cada local pela criatividade e sentido prático de cada um, criando por vezes paisagens, mais ou menos amplas, com um acentuado travo ao gosto e sabor popular, o que constitui uma geografia humana própria.

Álvaro Domingues, geógrafo e professor universitário, é um homem atento a esta realidade. A sua câmara fotográfica regista estes traços específicos sobre o território, que analisa com um texto conjunto, identificando sempre os locais. A fotografia sempre na parte superior da página, o texto abaixo. Por vezes, a imagem ocupa o fólio inteiro, separando os capítulos.

Depois de “A Rua da Estrada” (2009) e de “Vida no Campo” (2012), esta é a terceira obra, onde o autor passa por todo o país testemunhando a riqueza – e o caos – da intervenção popular em espaço público.

.

De bicicleta ou de Google Earth, dar voltas em Portugal constitui um modo de (re)conhecimento perfeito para preencher curiosidades ou estranhamentos acerca da exótica geografia da terra dos portugueses. Dizem-nos e demonstram-no de maneira variada que tal terra existe mesmo, que tem um certificado de nascimento, um corpo, uma alma, uma identidade. Não tem nem tem de ter. Muito se insistiu no Portugal dos marinheiros, dos fados ou da bola no jardim à beira mar plantado – um território, o nevoeiro dos antepassados, os mitos, o império, a língua, a saudade e a ruína, aquele que os deuses amam e visitam, o bom povo cosmopolita ou burro de trabalho repartido pelo mundo. Pode ser tudo isso e muito mais e mudar no dia a seguir ou perder-se no caminho; pode dar um execrável programa na televisão, um elaboradíssimo ensaio, um solene discurso patriótico ou uma frenética crepitação nas redes sociais.

Se existe, pode-se-lhe tirar o retrato, variar a pose e os humores do seu território, a sua casa comum. É um caleidoscópio dos cumes do Pico ou da Estrela até aos lodos da ria que é formosa. Não há como congelar tudo numa imagem e as palavras estão cheias de ecos. Não há um fio condutor, um roteiro. Vai-se pela terra fora. Convocam-se palavras de muitas vozes e tempos. Alguma lhe servirá melhor que outras.”

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Álvaro Domingues, Volta a Portugal, 2017

.

.

Álvaro Domingues (Melgaço, 1959) é geógrafo e professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde também é investigador no CEAU – Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo. Para além das suas funções docentes, publica com regularidade sobre temáticas relacionadas com a geografia urbana, o urbanismo e a paisagem.

.

.

.