RUI PEDRO ESTEVES, UM DIA A CIDADE PAROU, 2020

.

.

.

Rui Pedro Esteves

Um dia a cidade parou

Fotografia e texto: Rui Pedro Esteves

Co-edição: Barba ao Vento e Susana Paiva / Abril 2020

Português / / 50 págs

Digital [link abaixo]

.

.

Rui Pedro Esteves, Um dia a cidade parou, 2020 (1)

.

.

Esta é uma publicação digital, gratuita, que o seu autor disponibiliza, partilha e deixa à vontade de cada um para o partilhar (link para descarregar abaixo):

Uma publicação digital, gratuita. Sem letras miudinhas, sem registos, sem anúncios. Faz download, lê, reflecte e partilha. Lê no pc, no tablet, no telemóvel. Projecta na parede ou em 3D. Imprime e espalha pelo chão. Ou ignora. É contigo.

Em tempo de coronavírus, de ficar em casa, um desafio fez surgir esta obra… Uma reflexão sobre o isolamento, a partir do… abandono. Uma cidade distante – ou talvez não. Um dia a cidade parou.

Sobre a obra, escreve o Autor:

O vento era suave, as árvores não sabiam se deviam estar nuas. O silêncio avassalador. O mundo observou incrédulo enquanto tentou fazer sentido do que estava a acontecer. Distante no início, até se aperceber, um por um, que também iriam viver essa realidade.

Nesse dia a cidade parou.

Hoje, privados da normalidade desses dias, procuramos uma nova. Deixamos-nos cercar de platitudes, ora por medo ora por conforto. Isso protege-nos da incerteza do que é e do que será. Estamos todos no mesmo barco, mais ainda que no século XVI, quanto tal era literal.

A cidade continua parada.

O Photobook Clube de Lisboa promove o projecto colaborativo “Quanto tempo tenho que esperar para que a realidade se torne extraordinária?” que veio dar nova vida a um desejo antigo.

O resultado é o livro “um dia a cidade parou“. O terceiro fascículo da série “isto não é bem uma Zine” que dá continuidade à fotografia de viagem, desta feita numa geografia descontextualizada, que se propõem a reflectir sobre a nossa situação actual, mudança temporária (?) dos nossos hábitos sociais, isolamento e relações.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Rui Pedro Esteves, Um dia a cidade parou, 2020

.

.

.

Rui Pedro Esteves (1981) Fotógrafo amador, autodidata. Curso de História da Fotografia e Workshop de Laboratório no MEF e Curadoria na EIFE.

Publicações: “5 Dias em Havana”  (auto-publicado*), “por favor, não alimente os cavalos”, “Narrativas” (em conjunto com mais autores), “a insustentável leveza do Spritz, ou como recuperar a alegria de se andar perdido”  (auto-publicado*), “não vão daqui a pensar mal disto”  (auto-publicado*, pode ver no Fascínio da Fotografia, aqui), “Zacchaee festinans descende, nam hodie in domo tua oportet me manere”  (auto-publicado*), “contos do pontão”  (auto-publicado*).

*Edição: Barba ao Vento, chancela de Rui Pedro Esteves

.

.

.

Pode conhecer melhor a obra de Rui Pedro Esteves e descarregar o livro, aqui.

Pode conhecer o trabalho de Susana Paiva aqui.

Pode conhecer a obra de Rui Pedro Esteves no Fascínio da Fotografia aqui.

.

.

Cortesia do Autor

.

.

.