BRUNO SAAVEDRA, MAS DO NADA QUE HOJE SOU, 2020
.
.
.
Bruno Saavedra, Mas do nada que hoje sou, Abril 2020.
.
.
MAS DO NADA QUE HOJE SOU
.
Este é o silêncio
Onde me recolho e sinto só
Este é o tempo parado como um nó
Este és tu e eu, e nada mais
Vozes soltas, medo e espera
Este é o mês da liberdade
Este és tu na primavera
Nasci e vou morrendo devagar
Mas do nada que hoje sou
Apenas tu e eu a navegar
Ai sonho triste e demorado
Ai pranto meu amargurado
Quando Abril nasceu foi desejado
Queimado, mas vivo e forte
E muito amado.
.
Paulo Valentim
19 de Abril de 2020
.
.
.
“Mas do nada que hoje sou”, é atualmente um work in progress que irá durar todo o período de isolamento social causado pelo covid-19.
.
.
Bruno Saavedra é um fotógrafo e artista visual luso-brasileiro. Nasceu em 1987 na cidade de Itamaraju-Bahia no Brasil. Reside em Portugal desde 2004.
Aos oito anos se apaixonou pela fotografia, indiretamente influenciado pela sua avó materna, que passava os serões a lhe mostrar negativos, monóculos e fotografias antigas de família.
A fotografia de Bruno Saavedra vai além do documental, conceptual ou até mesmo autoral. É algo quase subliminar, com muita verdade, sentimento e respeito pelo que se fotografa. Com o passar dos anos, nota-se a sua obsessão por documentar as coisas simples da vida. A identidade, intimidade, questões culturais, sociais e a memória coletiva são, por isso alguns dos principais temas dos seus trabalhos.
Bruno Saavedra viveu três anos em Macau, na China (2011/2014), onde trabalhou em diversas atividades artísticas de animação sociocultural na Casa de Portugal em Macau e iniciou o estudo da fotografia com António Duarte Mil-Homens.
De regresso a Lisboa, concluiu o curso de maquilhagem da Lisboa Make-Up School – 2014 e deu continuidade nos estudos fotográficos na Restart- Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias (2015/2016). Fez o workshop Food Photography com o fotógrafo Jorge Simão (2016) e o 5.º Workshop Narrativas Fotográficas do Intendente com a fotógrafa Pauliana Valente Pimentel (2016/2017).
Frequentou o curso avançado de fotografia na Ar.Co (2018/2019).
Desde 2015 expõe com regularidade o seu trabalho.
Trabalha como fotógrafo free-lancer.
.
.
Pode conhecer melhor o trabalho de Bruno Saavedra aqui, e no Fascínio da Fotografia aqui. O livro desta série, aqui.
.
Cortesia do Autor.
.
.
.
Pingback: BRUNO SAAVEDRA, MAS DO NADA QUE HOJE SOU, 2020 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA