EMÍLIO BIEL & C.ª EDITORES, A ARTE E A NATUREZA EM PORTUGAL, 1908 – 2
.
.
.
A Arte e a Natureza em Portugal
Colecção Photographica de monumentos, costumes e paisagens / Phototypias inalteraveis; descripções em portuguez e francez; clichés originaes / Publicada sob a direcção de F. Brutt e Cunha Moraes.
Fotografia: Emílio Biel, Cunha Moraes, F. Brutt et ali (?) / Textos: Joaquim Vasconcelos, Carolina Michaëlis de Vasconcelos, Manuel Monteiro, Augusto Fuschini, Visconde de Vilarinho de São Romão (3º), Júlio de Castilho, Ramalho Ortigão, Luís de Magalhães, Brito Rebelo, Gabriel Pereira, Luís Figueiredo da Guerra, et ali.
Porto: Emílio Biel & C.ª Editores / 1908
Português e francês / 40,0 x 29,2 cm / 8 vols.
Novas encadernações, organizadas por regiões, dos fascículos lançados entre 1902 e 1908, dando origem também a 8 volumes.
.
.

.
.
Esta edição, que tomo a liberdade de chamar “de 1908”, presumo ter origem nas sobras da edição inicial, editada em fascículos, encadernando-os em nova sequência, regra geral geográfica – com algumas exceções, disponibilizando-se ao público a obra completa. Não sei se para tal terão sido reimpressos alguns fascículos – textos e/ou imagens. É possível que a edição inicial não tenha o número de vendas desejado – até por ter ocorrido ao longo de um período de tempo extenso – e a oferta da coleção completa mereça uma procura maior – ou o interesse num volume particular, de determinada região (se foi vendida em volumes separados) – para além do escoamento das sobras.
Cada volume integra no final um índice de todos os volumes, constituindo um plano geral da obra.
.




A Arte e a Natureza em Portugal, Plano geral da obra (edição de 1908)
.
Ainda hoje esta obra reveste particular interesse, quer pelas descrições eruditas, quer sobretudo pelas fotografias publicadas e a sua qualidade.
Editada no final da Monarquia, esta obra faz um retrato do Portugal de então. Permite-nos ver, mais de um século depois, como eram as principais cidades e vilas, as paisagens, como se encontravam os muitos monumentos. É também o testemunho de um país essencialmente rural, como testemunham muitas das fotografias de costumes. Contudo, há a sublinhar, o orgulho e a dignidade colocada em cada imagem e cada aspeto.
.
.
.
Emílio Biel & C.ª Editores, A Arte e a Natureza em Portugal, 1908
.
.
.
Dada a dimensão do fólio e o facto de as fotografias ocuparem apenas as páginas impares, para melhor leitura destas, não apresento o fólio completo, mas apenas uma parte.
.
Pode conhecer a vida e a obra de Emílio Biel no Fascínio da Fotografia aqui.
.
.
.
Pingback: Casa Biel / Emílio Biel – BIBLIOTECA DIGITAL PORTUENSE: Guia dos recursos documentais online, de acesso gratuito, sobre o Porto, a sua História, o seu Património, a sua Literatura, as suas Artes, a sua Cultura, os seus Heróis, as suas gentes
Pingback: EMÍLIO BIEL, VIAGEM A UM PAÍS DESCONHECIDO | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA