BRUNO SAAVEDRA, FLAVORS, 2015
.
.
.
Bruno Saavedra
Flavors
Fotografia: Bruno Saavedra / Texto: Nuno Verdial Soares
Edição de Autor / 2015
Português / 21,1 x 14,8 cm / 70 pág., não paginado
Brochura / 200 ex. numerados e assinados pelo autor
ISBN: –
.
.

.
.
Comida. Sabores. Envolvem o rosto e o corpo. O título da fotografia é dado pela caraterística do sabor ou do alimento: grumoso, ácido, acre, consistente, aromático, irresistível… e a data em que a fotografia foi registada.
Bruno Saavedra fotografa os seus amigos envoltos num prato que escolhem.
Para além dos sabores – ou das cores e texturas – que envolvem o rosto, estas fotografias sobretudo questionam o que é para cada um a comida, os alimentos, o sabor. Num mundo em que uns têm tanto e para outros não há alimentos, em que o desperdício alimentar é relativamente grande, qual o sabor que os alimentos têm para mim?
.
Sobre esta série escreve Nuno Verdial Soares:
Num espaço branco como uma janela de luz, cada um e cada uma sente a sua pele – toca-lhe, cheira-a, prova-a. Com ela combina odores, texturas, sabores que a temperam e a transformam num objeto novo, sedutor ou apenas provocador, manchado ou abjeto, mas sempre sensual.
As fotografias de corpos envolvidos em ingredientes culinários movem-se em torno do universo que cada modelo escolheu naquele momento para o tempero da sua carne. O seu olhar, a expressão do rosto, das mãos, do corpo são a apresentação de um ser feito alimento.
Numa época em que a abundância é frequentemente transformada em desperdício, em que a gula esquece os famintos, este conjunto de imagens alerta para um mundo em desequilíbrio. Aqui está o ser humano e sem fome ou o eternamente faminto?
.
.
.
Bruno Saavedra, Flavors, 2015
.
.
Bruno Saavedra expôs ‘FLAVORS’ na Galeria Municipal de Almeirim (2015), no espaço Boutique da Cultura em Carnide (2016), na galeria do Palácio Ribamar, em Algés (2016), na galeria da Restart – Instituto de Artes e Novas Tecnologias em Belém (2017), na Galeria Municipal de Artes de Almada (2017), na Galeria Municipal da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril (2017), na Wentworth Gallery em Sydney, Australia (2018) e no Festival It’s Happening na Escola Artística António em Lisboa (2018).
.
.
Nascido em 1987, em Itamaraju – Bahia, Bruno Saavedra é um jovem Luso-Brasileiro residente em Portugal desde 2004.
Em 2010, a convite da Casa de Portugal em Macau, viajou até ao Oriente para iniciar uma forte colaboração com as atividades socioculturais e artísticas daquela associação e em 2011, começou a estudar fotografia com o fotógrafo António Duarte Mil-Homens.
Em março de 2013, levou a cabo a produção fotográfica do catálogo da exposição ‘Segredos’, do ceramista português Paulo Valentim, apresentada na Fundação Rui Cunha em Macau, China.
Em 2014, regressou a Portugal: faz o curso de Maquilhagem da Lisboa Make Up School, o que lhe permite autonomia na criação do conceito fotográfico.
Em 2015/2016, faz o Curso Anual de Fotografia RESTART – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias.
Em março de 2016, foi um dos fotógrafos oficiais da ‘14ª Festa do Jazz’, realizada no Teatro Municipal de S. Luís, em julho de 2016, a convite da Câmara Municipal da Madalena, Pico, Açores, fotografou o festival anual ‘Festas da Madalena’ – um olhar pessoal e em novembro de 2016, faz o workshop ‘Narrativas fotográficas do intendente’, orientado pela fotografa Pauliana Valente Pimentel, na Casa Independente, participando na exposição correspondente.
Dos seus livros, destaque para “Ana” (no FF, aqui), “Na Terra de Jacó”(no FF, aqui), e “A Força do Pico”, além do presente, entre outros.
Trabalha como free-lancer.
.
.
.
Pode ver sobre o projeto FLAVORS aqui:
.
.
Atualizado em 16.08.2019.
.
.
.