“UM PEQUENO PASSO PARA O HOMEM, UM SALTO GIGANTESCO PARA A HUMANIDADE.”
50 anos da chegada do Homem à Lua (20 de julho de 1969)
.
.
.
Lançamento da Apollo 11 (16/7) – Vista da Terra a partir da Apollo 11, a 56000Km de distância – Vista da Terra da órbita lunar antes da alunagem – Sombra do módulo lunar imediatamente antes da alunagem – Aldrin a sair do Módulo Lunar (ML) – Aldrin a descer do Módulo Lunar – Primeiros passos de Aldrin na Lua – Pégada de Aldrin – Edwin “Buzz” Aldrin – Aldrin retirando instrumentos do ML – Aldrin colocando instrumentos para medição de vento solar – Aldrin recolhendo instrumentos de medição de vento solar – Aldrin saúda a bandeira dos Estados Unidos – ML aproxima-se do Módulo de Comando Columbia, a Terra ao fundo – O disco lunar integral, no regresso – Armstrong no ML no regresso – Edwin Aldrin, piloto do ML – A equipa da Apollo 11. Fotografias: NASA (link abaixo).
.
.
.
Estas são fotografias icónicas. Conhecemos todas ou, pelo menos, algumas. A Lua. O Homem na Lua! Essa grande viagem concretizou-se!
A pegada deixada por Aldrin na Lua é, para mim, talvez a imagem mais icónica e testemunhal da chegada do Homem à Lua. É uma simples pegada, incompleta, com um padrão simples… Mas a cor cinzenta de toda a imagem, o pó que a compõe, o simbolismo daquela marca, é mais do que as imagens do Módulo Lunar ou das figuras dos astronautas nos seus fatos espaciais descendo do Módulo ou caminhando sobre a lua…
.
No dia 20 de Julho de 1969 (madrugada de 21, em Portugal), o homem chegou à Lua pela primeira vez. A missão espacial Apolo 11, foi lançada de Cabo Canaveral a 16 de julho às 9:32 (hora EUA) e levou três pessoas à Lua: Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins.
Armstrong, comandante da Apollo 11 e do Eagle, o Módulo Lunar (ML), foi o primeiro a pisar a lua:
Um pequeno passo para o Homem, um salto gigantesco para a Humanidade.”
Seguiu-se, cerca de 15 minutos depois, Edwin “Buzz” Aldrin, que fez a primeira descrição da paisagem logo após a alunagem:
Parece uma coleção de todas as variedades de formas, angulosidades e granularidades. Parece não haver cor. É cinzento, e é um cinzento muito como se fosse giz.”
O passeio lunar durou cerca de duas horas e meia, na zona do Mar da Tranquilidade, permitiu a realização de algumas recolhas e experiências, fotografias. Ficou uma placa, assinada pelos 3 astronautas e pelo presidente americano da altura, Richard Nixon:
Homens do planeta Terra chegaram pela primeira vez à Lua em Julho de 1969.
Viemos em paz por toda a Humanidade.”
Michael Collins piloto do módulo de comando Columbia, aguardou em órbita o regresso dos colegas, dia 21 de julho. O Eagle esteve alunado durante 21 horas e 36 minutos.
Da Apollo 11 e do ML ficava também o espanto de ver uma Terra tão azul, tão longe, do espaço.
A 24 de julho, os astronautas chegaram, de regresso à Terra. Ao todo, a missão Apollo 11 durou oito dias, três horas, 18 minutos e 35 segundos, de acordo com os arquivos da NASA, numa viagem que envolveu o trabalho de mais de 400 mil pessoas.
O Homem chegou à Lua, viu a sua Terra pequenina…
.
.
Pode saber mais e ver mais fotografias no site da NASA, aqui.
Pode ver sobre o livro de Edgar Martins, “The Rehearsal of Space and the Poetic Impossibility to Manage the Infinite”, sobre a Conquista do Espaço e a Agência Espacial Europeia, no Fascínio da Fotografia, aqui.
.
.
.