RICARDO LOPES, TORRE – VIVER NA ESCURIDÃO

Prémio Estação Imagem 2019 Coimbra, categoria Série de Retratos, 1.º prémio.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

© Ricardo Lopes, Torre – Viver na escuridão, 2018

.

.

De São Tomé para as portas de Lisboa, foi-lhes prometida dignidade. O Bairro da Torre, em Camarate, abriga uma comunidade São-tomense trazida até Portugal no âmbito de um acordo entre os governos dos dois países para prestação de cuidados de saúde. Abandonadas e esquecidas pelo seu governo, cerca de 200 pessoas vivem em condições de insalubridade extrema. Sem electricidade, sem meios económicos e votadas à exclusão social. Num labirinto apertado de barracas, entre o lixo que se amontoa. Às escuras desde sempre, continuam à espera da dignidade prometida.

Ricardo Lopes

.

.

“Torre – Viver na escuridão”, de Ricardo Lopes, venceu o 1.º prémio na categoria Série de Retratos do Prémio Estação Imagem 2019 Coimbra.

.

O PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2019 COIMBRA foi anunciado no dia 27 de abril de 2019 em Coimbra; está em exposição naquela cidade, de 28 de junho a 31 de julho na Galeria Pedro Olayo (Filho) do Convento de S. Francisco, e depois noutros pontos do país.

Nesta 10.ª edição do prémio, “foram submetidas a concurso perto de 400 reportagens, às quais juntaram as mais de cem candidaturas para Fotografia do Ano várias dezenas à Bolsa ESTAÇÃO IMAGEM Coimbra.” O júri foi presidido por Stéphane Arnaud, editor-chefe de Fotografia Internacional da AFF, sendo os restantes elementos: George Steinmetz, Michael Kamber e Darrin Zammit Lupi.

Dedicado ao fotojornalismo, o PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM é não só único na Península Ibérica como um dos raros que se realizam em todo o mundo focados na reportagem fotojornalística. É destinado a fotojornalistas de Portugal, dos PALOP e da Galiza, bem como estrangeiros que trabalhem nestes territórios.”

.

.

Pode ver todos os premiados no Fascínio da Fotografia, aqui.

Cortesia do Prémio Estação Imagem 2019 Coimbra.

.

.

.