MARGARIDA RÊGO, MAIS LONGE DO QUE O AZUL, NO TEMPO DO FUTURO DISTANTE
Estas séries integram a exposição “Desvio”, patente na Águas-Livres 8, na Praça das Águas-Livres, 8, em Lisboa, de 24 de maio a 22 de junho de 2019.
.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição “No tempo do futuro distante”, de Margarida Rêgo, 2019
.
.
The stars in the sky, the most striking icons of immortality and permanence, will one day expire and die”
Alan Lightman, Searching for the starts in an island in Maine
.
.
Margarida Rêgo apresenta dois conjuntos de trabalhos, os quais põem em questão o médium fotográfico, numa linha de pesquisa a que não é alheia a orientação de José Luís Neto. A base é a película, o diapositivo.
Um, composto por 3 caixas de luz, “Mais longe do que o azul”, apresenta cada uma um rolo de película 35 mm exposto em contínuo. Libertada a prisão de rebobinar, o obturador aberto, manualmente foi avançado o filme, num continuum, mais ou menos lento, mais ou menos rápido: o resultado é a película (o rolo), constituindo uma imagem única, contínua, irregular em densidade e cor.
O outro projeto, em vídeo, “No tempo do futuro distante”, apresenta a degradação de um negativo a preto e branco sob ação de lexívia, que pinga sobre ele de modo irregular. A imagem escolhida vai dar lugar a uma outra imagem, dos fragmentos de sais de prata que se descolam e ‘navegam’, num percurso aleatório, arrastados pela corrente de líquido que se vai derramando sobre o suporte. A imagem de céu vai dar lugar a uma outra imagem: de Via Láctea. A projeção sobre um fundo negro (e não branco), mostra-nos um azul que se transforma num negro ponteado de brancos.
Por outro lado, esta transformação levanta outra questão: para a obter há que sacrificar, perder, uma imagem (a inicial), que se vai transformar noutra, distinta, em filme, já que não é possível fixá-la sobre a película.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição “Mais longe do que o azul”, de Margarida Rêgo, 2019
.
.
Margarida Rêgo escreve na folha de sala sobre o projeto:
Tenho trabalhado principalmente em torno de três questões: como prolongar o tempo e a matéria física e como ver seus limites. Usando a matéria fotografia e o vídeo, trabalho por tentativa e erro, através da repetição de um processo. Se repetir algo vezes sem conta, se o reproduzir até que não seja o que era no início, prolonguei o tempo?
Os seres vivos usam um processo semelhante, reproduzem-se para que a espécie nunca seja extinta, de modo que cada membro de uma espécie é a continuação de outro e se prolonga assim infinitamente no tempo, existindo sempre no futuro.
Quando nascemos, a gravidade puxa-nos para fora do útero e para a Terra, Um corpo atravessa o limite do outro. Os olhos começam a ver o mundo exterior peta primeira vez, mas nesse momento somos já a continuação de alguém.
MAIS LONGE DO QUE AZUL e NO TEMPO FUTURO DISTANTE são tentativas de ganhar tempo.
.
.

António Bracons, Margarida Rêgo, Lisboa, 2019
.
Margarida Rêgo nasceu em Lisboa onde completou o curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes. Em Londres concluiu o mestrado em Comunicação Visual no Royal College of Arts. Margarida tem vindo a trabalhar em projetos que cruzam diferentes mediums como o vídeo, fotografia, desenho e design. É uma das fundadoras do estúdio de design Ilhas Studio, que se foca em edições culturais.
.
.
![]()
.
O Atelier de Lisboa apresenta os trabalhos dos alunos do curso de Projecto em Fotografia e Artes Plásticas, sob orientação de Cláudia Fischer e José Luís Neto. Quatro jovens autores: Bruno Parente, Margarida Rêgo, Ricardo Junqueira e Sandra Lourenço, sob o título comum de “Desvio”, apresentam projetos distintos e inovadores, maturados, reflexo de uma jovem fotografia portuguesa cada vez mais viva. A exposição tem lugar em Lisboa, na Águas-Livres 8, na Praça das Águas-Livres, 8, de 24 de maio a 22 de junho de 2019.
.
.
Contacto: margaridasantanarego (at) gmail.com
.
.
.
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . ABRIL – JUNHO . 2019 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: ANTÓNIO BRACONS, BLOCO DAS ÁGUAS LIVRES, 2019 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . JANEIRO – MARÇO . 2020 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA