PAULO PIMENTA, CRINABEL: DENTRO E FORA DO PALCO
Exposição integrada na Estação Imagem 2019 Coimbra, patente no Centro Cultural Penedo da Saudade, Av. Marnoco e Sousa, 30, em Coimbra, de 23 de abril a 21 de junho de 2019.
.
.
.
Sobre esta série, testemunha Paulo Pimenta:
Têm sido dias felizes, muitos dias felizes. Demasiados para contar, neste tempo que passa tão rápido. é difícil acreditar que já passaram treze anos desde que tive a sorte de me cruzar com o grupo de teatro da CRINABEL. E dez desde que comecei a trabalhar com eles de forma sistemática. Foi em 2006 que me cruzei primeiro com eles, no Teatro Helena Sá e Costa, no Porto. Eu estava a fotografar a peça A metamorfose, de Franz Kafka, e dei por mim fascinado. Porque o que eu estava a ver eram grandes actores naquele palco. Para mim, foi um momento mágico. A partir daquele instante senti que tinha de me ligar a este grupo. E fi-lo recorrendo ao que de melhor teria para lhes oferecer: começando a fotografá-los. Os dias com eles são dias felizes, as peças de teatro são mágicas, e a vida é muito, muito mais interessante. Muito obrigado GRANDES.
.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição “Paulo Pimenta, CRINABEL: dentro e fora do palco”, 2019
.
.
Exposição integrada na Estação Imagem 2019 Coimbra, patente no Centro Cultural Penedo da Saudade, Av. Marnoco e Sousa, 30, em Coimbra, de 23 de abril a 21 de junho de 2019.
.
.
PAULO PIMENTA é fotojornalista do jornal Público há mais de 15 anos. Em 2010 recebe o Prémio máximo de Fotojornalismo “Estação Imagem Mora”, e em 2012 e 2013 obteve o 2.º prémio na categoria Arte e Espectáculos. Em 2017, no “Estação Imagem Viana do Castelo” venceu o prémio na mesma categoria. Foi seleccionado entre fotógrafos mundiais para a publicação do livro Aday.org 2012.Expôs em 2019, “Retrato das Ilhas”, na sede nacional da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa e “A vida na corda bamba dos artistas do circo”, no Teatro Nacional Carlos Alberto, Porto.
.
.
.