IRA ROMANT, WHEN NO ONE´S WATCHING

Exposição em Lisboa, no 5D Creative Hub, na Rua 2 da Matinha, lote A, piso 5D, de 9 a 18 de maio de 2019.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ira Romant, When no one´s watching, 2018-19

.

.

O título dado por Ira Romant a esta selecção de fotografias é muito sugestivo e não deixa de ser algo contraditório como no final deste texto se explica.

A escolha e disposição dos objectos a fotografar ocorrem num lugar de grande privacidade e até de alguma solidão. A influência mais directa – que é plenamente assumida – é a dos grandes mestres europeus da pintura do século XVII. As frutas e flores, tecidos e rendas juntam-se aos vidros e cerâmicas criando «naturezas mortas» profundamente pessoais. Tal como os pintores seiscentistas fizeram, Ira Romant integra nas suas composições elementos da sua própria contemporaneidade. Daí a presença do plástico, dos hamburgers, dos donuts e das embalagens descartáveis – objectos do nosso quotidiano -, mas aqui tratados pelo seu valor estético e moldados até satisfazerem o olhar da artista. Em alguns casos eles são a matéria-prima única da composição. Não é que esteja ausente a crítica ambiental; mas, é pelo apelo sensorial que, primariamente, eles são escolhidos e incluídos.

Nas fotografias de Ira Romant não há lugar para o acaso. Numa atitude puramente experimental, tudo é medido e calculado, num trabalho laborioso e metódico conduzido pela procura de formas, cores e luz de modo a despertar emoções. Também, por aqui, se mede a afinidade com os mestres do Barroco.

Se a criação das fotografias exige um espaço solitário e privado, o objecto final traz em si o desejo de partilha com os outros. E, por isso, faz sentido a inclusão de fotografias que documentam o processo criativo: desde a imagem inicial, Ira Romant conduz-nos pelos labirintos das ideias, das notas e das emoções até ao resultado que, agora, se mostra.

Rita Garnel

.

Nesta primeira exposição Ira Romant, apresenta um conjunto de ‘naturezas mortas’ contemporâneas. Paralelamente às fotografias, apresenta alguns dos estudos, a partir das pinturas dos grandes mestres europeus, sobretudo holandeses, do séc. XVII, que conduziram às suas fotografias, as instalações montadas em casa, quando ninguém vê. Paralelamente, apresenta ainda a instalação montada para uma das fotografias.

.

.

57336183_2113059025427009_6174466755918823424_n

.

.

A exposição de Ira Romant, “When no one´s watching” está patente em Lisboa, no 5D Creative Hub, na Rua 2 da Matinha, lote A, piso 5D, nos dias 9, 10, 11, 12, 16, 17 e 18 de maio de 2019.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

António Bracons, Aspetos da exposição, Ira Romant, 2019

.

.

Ira Romant nasceu em Riga em 1981. Os seus pais eram médicos do exército da União Soviética. Mais tarde, mudou-se para Tallinn, na Estónia, e concluiu os seus estudos em escolas de língua russa. Enquanto crescia, estava interessada em artes visuais e medicina.

Mais tarde, a família regressou a Riga, estudou durante 2 anos na Escola de Arte da Letónia e 1 ano no norte da Índia (História do Hinduísmo).

Depois de se mudar para Portugal, casou-se e dedicou-se à família, criando uma filha. Após um interregno educativo de 10 anos, retomou os estudos no Centro de Arte e Comunicação Visual do Ar.Co, em Lisboa. Nos últimos 4 anos, o seu interesse concentrou-se na fotografia, mantendo um amplo interesse pelas artes em geral.

.

.

.

Cortesia da Autora e de António Proença de Carvalho / 5D Creative Hub.

.

.

.