PEDRO MEDEIROS, HIKARI (LUZ, LIGHT), 2018
Em exposição no CPF – Centro Português de Fotografia, no largo Amor de Perdição, no Porto, de 6 de abril a 9 de junho de 2019.
.
.
.
Pedro Medeiros
Hikari (luz, light)
Fotografia: Pedro Medeiros / Texto: Filipe Ribeiro
Coimbra: Edições Almedina / Novembro 2018
Português, inglês, japonês / 14,9 x 20,3 cm / 132págs.
Brochura
ISBN: 9789724077161
.
.

.
.
Olhar o Japão moderno cruzado com o Japão tradicional é o que encontramos na vivência intimista que Pedro Medeiros partilha. O olhar está centrado numa cidade: Kyoto, uma cidade populosa e densa, mas o olhar de Pedro Medeiros busca o equilíbrio, a serenidade, a ‘essência’.
Entre 2015 e 2017, Pedro Medeiros viveu em Kyoto. Desde o início, mais do que fotografar no Japão, ou constituir um arquivo de imagens dessa experiência, o objetivo assumido por Pedro Medeiros foi o de produzir uma obra fotográfica, estabelecendo o preto e branco como linguagem estética.
A partir da reflexão sobre o quotidiano, não se ficou pelo olhar consentido na esfera pública e por sua coreografia de gestos e seu quadro normativo, procurou sempre penetrar num espaço mais intimo, insólito e mesmo proibido, onde a imagem que se intui e que se esconde é, por vezes, tão significativa como a imagem que se mostra e que é à superfície tal como se vê.
Nestas fotografias vamos ao encontro de um diálogo entre espaço e tempo por vezes sobrepostos na mesma imagem, uma perceção que nos alerta que o passado e o presente continuam por ali aparentemente contra a corrente do tempo, mas não será também essa uma das seduções mais tentadoras do Japão?
.
.
.
Pedro Medeiros, Hikari (luz, light), 2018
.
.
.
Além da edição em livro, “Hikari (luz, light)”, de Pedro Medeiros, esteve exposto:
.

.
em Coimbra, na Sala da Cidade dos Paços do Município, na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, de 17 de novembro de 2018 a 19 de janeiro de 2019,
.
![]()
.
está no Porto, no CPF – Centro Português de Fotografia, de 6 de abril a 9 de junho de 2019 e estará depois em Lisboa, no Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico.
.
.
Pedro Medeiros nasceu em Coimbra, em fevereiro de 1969. Entre 1993 e 1999, foi membro do Centro de Estudos de Fotografia e dos Encontros de Fotografia de Coimbra, nos quais trabalhou com diversos fotógrafos, nomeadamente Paulo Nozolino e Joel-Peter Witkin. Em 1997 ingressou na Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual e na Escola de Fotografia MauMaus, em Lisboa, prosseguindo os seus estudos em Inglaterra, no London College of Printing / London College of Communication (2000-2001).
Expõe desde 1997, tendo apresentado a sua obra em Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos da América, Grécia, Ucrânia e Japão. É fotógrafo freelancer desde 1999.
É autor de vários livros e monografias e está representado em diversas coleções públicas e privadas, nomeadamente, Ministério da Cultura/Centro Português de Fotografia; Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura; CAV – Centro de Artes Visuais/Encontros de Fotografia; CAPC – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra; Ministério da Justiça; Embaixada de Portugal no Japão; Universidade de Coimbra.
.
.
.
Pode ver sobre este projeto, da ESEC TV, aqui.
.
.
.
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . ABRIL – JUNHO . 2019 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . JULHO – SETEMBRO . 2019 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: PEDRO MEDEIROS, ESTRELA DE SEIS PONTAS | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA