HELENA CORRÊA DE BARROS, FOTOGRAFIA, A MINHA VIAGEM PREFERIDA, 2018

Catálogo da exposição patente no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, na R. da Palma, 246, em Lisboa, de 18 de outubro de 2018 a 23 de fevereiro de 2019

.

.

.

Helena Corrêa de Barros

Fotografia, a minha viagem preferida

Fotografia: Helena Corrêa de Barros / Texto: Isabel Corda, Otília Esteves, Paula Figueiredo Cunca, Luís Pavão, Filipa Lowndes Vicente, Raquel Frexes

Lisboa: Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico / 2018

Português e inglês / 27,0 x 19,5 cm / 208 págs

Cartonado / Tecido azul escuro com texto a cor prata / 500 ex.

ISBN: 9789899950573

.

.

Helena_Correa_Barros-Fotografia_viagem_favoritaAMLF (1)

.

.

Desde pequena que a fotografia foi para mim o passatempo mais agradável. Nunca fiz nenhuma viagem sem levar a máquina comigo e, muitas vezes, o prazer maior era o de poder tirar fotografias: se, por qualquer motivo, me não era possível fazê-lo, o passeio não tinha para mim o mesmo encanto. (…)»

Helena Corrêa de Barros, in “Fotografia: Revista ao Serviço da Arte Fotográfica”, Lisboa, A. II N.º 8 (fev.-mar. 1955) p. 14

.

.

A coleção de fotografia de Helena Corrêa de Barros (1910-2000) foi doada ao Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico pela família, em 2003.

O Arquivo dá a conhecer a obra da autora através de uma exposição, que mostrámos anteriormente, onde apresentámos a vida e a obra de Helena Corrêa de Barros (link abaixo).

Este livro é o catálogo da exposição, que inclui todas as fotografias expostas e alguns ensaios, que dão a conhecer a vida e a obra da autora: “Apresentação” de Isabel Corda, Otília Esteves escreve “Helena Corrêa de Barros”, Paula Figueiredo Cunca “Luz e cor num olhar feminino inovador” e depois das imagens a cor, Luís Pavão escreve “Helena Corrêa de Barros e o foto clubismo”, Filipa Lowndes Vicente “A fotografia como autobiografia: Helena Corrêa de Barros, mulher-fotógrafa” e, seguindo as imagens a preto e branco, Luís Pavão e Raquel Frexes debruçam-se “Acerca da coleção de Helena Corrêa de Barros (HCB)”. A terminar a obra, os textos em inglês.

Helena Corrêa de Barros iniciou-se na fotografia a preto e branco, em 1924, com apenas 14 anos, com o pai.

A sua fotografia, que considerava artística, era a preto e branco. Integra o Foto-Clube 6×6, de Lisboa, através do qual participou em diversos salões nacionais e internacionais (exposições / concursos de fotografia, abertos a amadores e profissionais).

Helena Corrêa de Barros começou a fotografar a cores com diapositivos Kodachrome em 1947. Fotografa até 1998. Aproveita os passeios e as viagens para fotografar; pontualmente também figura na fotografia. “O seu olhar de viajante é inseparável do seu olhar de fotógrafa.”, regista Filipa Lowens Vicente.

A fotografia de Helena Corrêa de Barros é essencialmente um registo de um Portugal da segunda metade do século XX e do mundo visto por uma mulher da “elite portuguesa, que combinava um à-vontade económico com a serenidade de não se opor ao regime político salazarista”.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Helena Corrêa de Barros, Fotografia, a minha viagem preferida, 2018

.

.

.

bfa3e364e536a1c188c19e1566617ab4

.

“Fotografia, a minha viagem preferida”, fotografias de Helena Corrêa de Barros, está em exposição no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, na R. da Palma, 246, em Lisboa, de 18 de outubro de 2018 a 23 de fevereiro de 2019.

.

.

.

Pode conhecer melhor a vida e a obra de Helena Corrêa de Barros no Fascínio da Fotografia, aqui.

Pode ver as fotografias de Helena Corrêa de Barros no site do AML|F, aqui.

.

.

.