NOS 40 ANOS DA COOPERATIVA DIFERENÇA
Exposição comemorativa dos 40 anos da Cooperativa Diferença, Rua S. Filipe Nery, 42 C/V, em Lisboa, de 12 de janeiro a 22 de fevereiro de 2019.
.
.
.
A Cooperativa Diferença, situada na Rua S. Filipe Nery, 42 C/V, junto ao Rato, em Lisboa, está a comemorar 40 anos de atividade.
.
![]()
![]()
.
Nascendo como cooperativa de artistas – e não uma galeria com artistas – possui uma galeria contigua a um pequeno pátio, onde apresenta regularmente exposições dos seus sócios e de outros convidados. Possui ainda duas outras salas, que funcionam também como espaços de exposição. No piso de cima, salas de trabalho, laboratório de fotografia, oficina de serigrafia.
Conheci a Diferença em 1995, na sequência de uma exposição em que participei em Aix-en-Provence e na qual participaram também Fernando Curado Matos e Monteiro Gil, fotógrafos que integravam a Cooperativa. Fiz então um curso de projeto. A exigência e o profissionalismo, paralelamente à informalidade, foi pedra de toque.
.

Com os fotógrafos Fernando Curado Matos e Monteiro Gil, Cooperativa Diferença, 2019
.
A Diferença tem sido ao longo do tempo a casa artística de muitos autores de diferentes disciplinas.
.
A história da Cooperativa é contada no seu blog:
A Cooperativa Diferença Comunicação Visual, C.R.L. foi fundada em 1979 por 10 artistas: Helena Almeida, Irene Buarque, José Carvalho, José Conduto, Monteiro Gil, António Palolo, Fernanda Pissarro, Maria Rolão, Ernesto de Sousa e Marília Viegas.
Poucos anos depois foi-lhe conferido o estatuto de Utilidade Publica Sem Fins Lucrativos em reconhecimento à sua abertura a todos os artistas e também ao trabalho pioneiro que levou a cabo em várias vertentes estéticas.
Dispõe de um espaço de galeria onde desde sempre se previlegiou o lançamento de jovens artistas; por exemplo nele foram feitas as primeiras exposições individuais de Pedro Calapez, Ana Leon, Pedro Cabrita Reis, José Pedro Croft, Xana, José Loureiro e Rui Chafes.
Neste espaço têm sido igualmente realizados debates, conferências, lançamentos de livros, mostras de vídeos/DVDs e concertos.
Dispõe ainda de ateliers de gravura, serigrafia, litografia e fotografia onde funcionam continuamente cursos, ateliers de frequência livre e workshops com artistas nacionais e estrangeiros. Nestes ateliers temos produzido edições de serigrafia, gravura, cartazes, capas de catálogos e livros de artista.
Em 1987, com apoios da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian, foi possível ampliar as instalações com um novo projecto de galeria oferecido pelos arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Artur Rosa e pelo engenheiro Cancio Martins.
Em 1989 inaugurámos o Espaço Diferença Loja, com uma vitrine especialmente projectada pelo nosso sócio Rui Orfão.”
.
A Diferença é assim um espaço de encontro e de produção, de apresentação e de mostra, de uma atividade vasta e ampla.
“aos 40 anos tudo incluído…”, curadoria de Isabel Carlos, é a exposição comemorativa dos 40 anos, que procurou incluir um vasto leque dos artistas da Cooperativa, dos atuais e dos que já integraram a Cooperativa: mais de 50 autores apresentam os seus trabalhos, alguns específicos para o evento, para além de obras do acervo.
Entre pintura, escultura, instalação, desenho… , destaco a fotografia, quer em obras produzidas especialmente para a exposição, quer do acervo, quer em cartazes.
.


Agostinho Gonçalves, O Fotógrafo estava lá, 2005-2018 [partindo de fotografias]
.

Alberto Carneiro, Cartaz a exposição, 1981
.
Alberto Picco, My memories box, 21018
.


Cristina Ataíde, Somos diferentes?, 2018
.

Ernesto de Sousa, Cartaz da “Alternativa Zero”, na Diferença, 1987
.

Fernando Curado Matos, Corpus 07, Corpus 08, 2018
.

Jesus Avecilla, 1977
.

Joaquim Carapinha, Performance com luz neon, 1982
.

José Afonso Furtado, S. Francisco/Presídio e Japanese Garden, 1997
.

José Conduto, Três triângulos e som, performance anotada, 1978
.

José Francisco Azevedo, Saint-Germain-La-Blanche-Herbe, 2013
.

Julião Sarmento, Rosebud, 1980
.

Leonel Moura, A natureza como citação, 1978
.

Manuel Valente Alves, Da nuvem que faz o Outono, série “Véus”, 2018
.

Monteiro Gil, Olhos nos olhos, série B, 2002
.


Maria José Palla, Victor Palla – Victor Palla – [A primeira câmara digital]
.

Nicole Gravier, Mitos e crimes de fotonovelas, 1978
.

Nuno Teotónio Pereira, 1943/07
.

Rui Orfão, The divina proportione, 1978
.
Para terminar, um autógrafo de Vostell (1932-1998):
.

.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2019
.
.
.
Pode conhecer melhor a Cooperativa Diferença aqui.
.
.
.
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . JANEIRO – MARÇO . 2019 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA