O CISNE DE BAYREUTH

Exposição fotográfica no Museu Nacional da Música, em Lisboa, na Estação de Metro do Alto dos Moinhos, de 19 de julho a 27 de outubro de 2018.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Exposição “O Cisne de Bayreuth”

.

.

Jorge Calado, professor jubilado de Química no Instituto Superior Técnico, além de apaixonado pela fotografia é apaixonado pela ópera, escrevendo sobre estas duas áreas da cultura com frequência.

Sendo apaixonado pela ópera, é assíduo ao Festival de Bayreuth, organizado pela família de Richard Wagner, naquela cidade do norte da Baviera, onde foi edificado o Bayreuth Festspielhaus, uma casa de ópera especialmente construída para as óperas de Wagner. As últimas obras do compositor tiveram sua estreia neste lugar e onde todos os verões, desde 1876, é organizado o Festival de Bayreuth.

Lohengrin é um personagem do Ciclo Arturiano: da lenda do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. É um destes Cavaleiros, filho de Perceval, que é enviado num barco guiado por cisnes, para resgatar a dama que não pergunta pela sua identidade.

Esta exposição é

Uma celebração fotográfica em torno do tema ‘Lohengrin em Bayreuth’ a assinalar o momento histórico da primeira transmissão ao vivo do Festival de Richard Wagner a ser recebida numa sala de espetáculos portuguesa. Trata-se da transmissão da ópera “Lohengrin”, na nova encenação de Yuval Sharon, que abrirá o Festival em 2018: uma iniciativa patrocinada em Portugal pelo Círculo Richard Wagner, Goethe-Institut Portugal e Centro Cultural de Belém, onde se realizará o espetáculo.

(…)

O Cisne de Bayreuth” recapitula fotograficamente as produções de “Lohengrin” em Bayreuth, desde a estreia em 1894, e presta uma homenagem às quatro gerações Wagner à frente do Festival: Richard e Cosima, Siegfried e Winifred, Wieland e Wolfgang, Eva e Katharina.

A exposição tem fotos de todas as Produções de Lohengrin em Bayreuth: 1894, 1908-9, 1936-7, 1953-4, 1959-62, 1967-72, 1979-82, 1987-93, 1999-05 e 2010-15 e fotos de Franz Liszt [C. Reutlinger, Paris, c. 1870], Richard Wagner [de F. Hanstaengel, Munique, c. 1870 e L. Angerer, Viena, c. 1860], Cosima Wagner, Siegfried e Winifred Wagner e filhos (Wieland, Friedelind, Wolfgang e Verena), Wieland Wagner, Wolfgang Wagner e Katharina Wagner.”

.

Jorge Calado apresenta uma seleção de 130 peças alusivas ao “Lohengrin” e à Família Wagner, essencialmente fotografias, muitas autografadas, mas também cartazes, livro, etc, das mais de 2.000 da sua coleção, numa exposição promovida pelo Círculo Richard Wagner em colaboração com o Museu Nacional da Música.

Acompanhando a exposição, o Círculo Richard Wagner editou um interessante catálogo.

.

.

.