BRUNO SAAVEDRA, ANA, 2018
.
.
.
Bruno Saavedra
Ana
Fotografia: Bruno Saavedra / Texto: Nuno Verdial Soares
Autor / 2018
Português e inglês / 15,1 x 21,0 cm / 42 págs.
Agrafado. Envolvido parcialmente em folha de papel vegetal e uma fita de seda branca com nó
ISBN: 978989208310
.
.

.
.
ANA é (quase) um álbum de fotografias. Um álbum de família. De ANA e do filho. A restante família, presente no ambiente da casa. As pessoas e o espaço da sua vida no aconchego da sua casa.
Bruno Saavedra fotografou entre 31 de dezembro e 3 de janeiro, os últimos quatro dias de vida da Ana, natural da Madragoa, em Lisboa. A última fotografia é do velório.
.
Diria o Filósofo Português Leonardo Coimbra, que há 3 estados na vida do Homem: “A Alegria, a Dor e a Graça.” Bruno Saavedra e a sua Canon Mark III acompanharam os últimos 5 dias da vida de ANA, como que suspensos entre um cortante inspirar e um majestoso expirar. Não há doença, há Fé maior; não há quotidiano, há dias piores. É o silêncio de um fim com a cumplicidade de dois – a vivida por ela e a vivenciada por ele, o filho que regressa para testemunhar um círculo: o que Vida dá, a Dor tira.
Lenta, mas inexoravelmente, à vida vai faltando brilho e fôlego, embora ainda haja alma. Em cinco dias, suavemente, quase sem dor, ANA termina o seu caminho. E esse foi tempo exato do projeto “ANA”, que resultou de um pressentimento e da vontade imensa de prender o que nos escapa.
“ANA” é um olhar de carinho muito emocionado de um enorme amigo. É a luz sobre objetos e gestos que ele amaria prender. Guardar no seu coração o coração de uma mulher discreta, suave, mas firme e decidida que com ele riu de disparates e o ensinou sobre a vida.
“ANA” presta homenagem a todas as mulheres do mundo que, aparentemente frágeis e vulneráveis, são, decididamente, inquebráveis, inesquecíveis e exemplares para todos nós.”
Nuno Verdial Soares
.

Bruno Saavedra, Ana, 2018, texto de Nuno Verdial Soares
.
Para o Autor, com este trabalho,
o que eu quero mostrar, depois de fazer todo o meu processo artístico, é uma grande história de amor entre mãe e filho, e, através dela, chamar à atenção das famílias em todo o mundo para os seus idosos a quem, muitas vezes não dão o seu carinho, a sua atenção.
A Ana e o filho tornaram-se nas minhas personagens, mas aquela é uma realidade que pode tocar qualquer um de nós, e desta forma interrogar a sociedade como trata e encara os seus idosos.
Gostava, que as pessoas, depois de virem ver a exposição, ao regressarem a casa, fossem dar um abraço aos seus idosos, conversar com eles, pois muitos estão abandonados e quase esquecidos. Não foi o caso da Ana. Mas esta história de amor dela com filho pode inspirar outros.”,
referiu à agência Lusa, citado no DN (30.03.2018, aqui).
.
.
.
Bruno Saavedra, Ana, 2018
.
.

.
A Câmara Municipal de Cascais e a Fundação Dom Luís I, no âmbito da programação do Bairro dos Museus e em parceria com Cascais Capital Europeia da Juventude 2018, apresentaram “ANA”, primeira exposição do ciclo oito x oito (oito exposições de oito jovens autores), na Capela do Centro Cultural de Cascais, de 10 de março a 8 de abril de 2018
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2018
.
.
.
Bruno Saavedra nasceu em 1987 na cidade de Itamarajú, Bahia, no Brasil, onde em criança se deixou fascinar pela fotografia. Em 2004 veio residir para Portugal. Viveu três anos em Macau, na China (2011/2014), onde se dedicou e trabalhou em diversas atividades artísticas de animação sociocultural na Casa de Portugal em Macau e iniciou o estudo da fotografia com António Duarte Mil-Homens. Em Lisboa, fez o curso de maquilhagem da Lisboa Make-Up School – 2014 – o curso de fotografia anual da Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias – 2015/2016 – o Workshop Food Photography com o fotógrafo Jorge Simão – 2016 – e o 5º Workshop Narrativas Fotográficas do Intendente com a fotografa Pauliana Valente Pimentel – 2016/2017, que resultou na exposição MADE IN CHINA. Desde de 2015 tem vindo a apresentar a exposição FLAVORS em diversas galerias e espaços culturais. Em novembro de 2017 apresentou POSSIBILITY, no espaço Deleme Artes, em Lisboa. Tem colaborado com o fotógrafo Valter Vinagre. Trabalha como fotógrafo free-lancer.
.
.
.
Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . ABRIL – JUNHO 2018 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . JULHO – SETEMBRO 2018 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: FEIRA DO LIVRO DE FOTOGRAFIA DE LISBOA 2018. MESA DOS AUTORES E DAS AUTO-EDIÇÕES – 1 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . JANEIRO – MARÇO . 2019 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: BRUNO SAAVEDRA, FLAVORS, 2015 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . OUTUBRO A DEZEMBRO . 2023 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . JANEIRO A MARÇO . 2024 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . JULHO A SETEMBRO . 2024 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . OUTUBRO A DEZEMBRO . 2024 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA