CORNELL CAPA, NO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO: FOTÓGRAFO DE PAZ
Centenário do nascimento de Cornell Capa (Budapeste, Hungria, 10 de abril de 1918 – Nova Iorque, Nova Iorque, EUA, 23 de maio de 2008)
.
.
.
Uma coisa que a Life e eu concordamos desde o início foi que um fotógrafo de guerra era o suficiente para a minha família; eu deveria ser um fotógrafo de paz. “
Cornell Capa
.
.
.
Cornell Capa, Savoy Ballroom, Harlem, New York City, 1939 – Hyde Park, London, 1951 – Hebrew lesson, Brooklyn, New York, 1955 – Adlai Stevenson Campaigning, Boston, 1956 – Political dissidents arrested after the assassination of Nicaraguan dictator Anastasio Somoza, Managua, Nicaragua, 1956 – Bolshoi Ballet School, Moscow, USSR, 1958 – Marilyn Monroe, Clark gable, Montgomery Clift e Eli Wallach (da esq. para dir.) on the set of “The Misfits”, Nevada, 1960 – Marilyn Monroe e Clark gable on the set of “The Misfits”, Nevada, 1960 – John F. Kennedy and his wife, Jackie, campaigning for presidentials, New York, 1960 – John F. Kennedy e Nikita Khrushchev, Viena, Áustria, 1961 – Inmates playing chess from prison cells, Attica Correctional Facility, Attica, New York, 1972 – El Salvador, 1973
.
.
.
Cornell Capa nasceu em Budapeste, na Hungria, a 10 de abril de 1918, como Cornell Friedmann, o filho mais novo de Dezso e Julia Berkovits Friedmann, um casal judeu, donos de uma próspera alfaiataria.
Em 1931, o seu irmão Robert foi forçado a deixar o país, devido às atividades de estudante de esquerda, e ao clima anti-semita do ditador húngaro Miklós Horthy; em 1935, o seu irmão mais velho, Laszlo, morreu de febre reumática.
Em 1936, Cornell mudou-se para Paris em 1936 para se juntar ao seu irmão, Robert, pensando em estudar medicina, mas Robert atraiu-o para a fotografia. Começou a imprimir para ele, assim como para Henri Cartier-Bresson e Chim (David Seymour). Surgiu assim o gosto e a vontade de se tornar fotojornalista profissional e, em 1937, mudou-se para Nova Yorque para seguir a sua carreira. Trabalhou inicialmente nas câmaras escura da agência Pix e da revista Life, a sua primeira reportagem fotográfica foi publicada no Picture Post em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial, Capa trabalhou para a Unidade de Inteligência Fotográfica do Corpo Aéreo do Exército dos EUA e para o Exército, no Departamento de Relações Públicas da Air Corps.
.

Yvonne Kalmus, Cornell Capa
.
Em 1946 integra a equipa da Life, cobrindo o Medio Oeste norte-americano, realizou cerca de trezentos trabalhos nos três anos seguintes, nos dois que se seguiram foi fotógrafo residente da revista em Inglaterra, regressando então aos Estados Unidos.
Produz então alguns dos seus trabalhos mais conhecidos, entre outros: a campanha presidencial de Adlai Stevenson e a educação de crianças com atraso mental.
O seu irmão Robert morre em 25 de maio de 1954, e nesse mesmo ano Cornell deixa a LIFE para continuar o seu trabalho na Magnum, a agência internacional de fotografia cooperativa co-fundada em 1947 pelo seu irmão Robert, Henri Cartier-Bresson, Chim e George Rodger.
Nos vinte anos seguintes, Capa fotografou muitos eventos importantes para a Magnum, incluindo as atividades do governo de Perón na Argentina; as Convenções Nacionais Democráticas de 1956, 1960 e 1968; os primeiros cem dias de John F. Kennedy como presidente dos Estados Unidos, a Guerra dos Seis Dias.
Em 1967, Cornell Capa montou um conjunto de exposições e livros sob o título The Concerned Photographer (“O fotógrafo preocupado”, 1968, parte 2 em 1973), que conduzem à criação do ICP – International Center of Photography, em Nova Iorque, em 1974. O ICP “é uma organização dedicada ao apoio à fotografia como meio de comunicação e expressão criativa e à preservação dos arquivos fotográficos como um instrumento vital, uma componente da história do século XX”. Cornell procurou sempre preservar a memória do seu irmão e de tantos fotógrafos.
.

Orin Langelle, Cornell Capa frente ao ICP, originalmente localizado em Willard Straight House, 1130 Fifth Avenue, at East 94th Street
.
Capa foi diretor do ICP desde a fundação e ao longo de vários anos, sendo diretor emérito até à sua morte. Em 1995 recebeu o prémio Lifetime Achievement Award do ICP.
Capa morreu na cidade de Nova Iorque, em 23 de maio de 2008, apenas dois dias antes do 54.º aniversário da morte do seu irmão.
As suas fotografias integram as coleções do ICP.
.
.
.
Pode conhecer melhor a vida e a obra de Cornell Capa nos sites do ICP, aqui e da Magnum, aqui.
.
.
.