DANIEL BLAUFUKS, SOB CÉUS ESTRANHOS, 2007

Em 9 e 10 de outubro tem lugar o Simpósio Internacional “Daniel Blaufuks: Roteiros e Intersecções”, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

.

.

.

Daniel Blaufuks

Sob Céus Estranhos. Uma história de exílio.

Fotografia, texto e filme: Daniel Blaufuks

Lisboa: Tinta da China / Abril . 2007

Português / 17,6 x 22,7 cm / 240 págs.

Cartonado com sobrecapa / Inclui DVD com o filme homónimo, com 57 minutos.

ISBN: 9789728955229

.

.

Daniel_Blaufuks-Sob_Ceus_estranhos (1)

.

.

Nos tempos da Segunda Guerra Mundial, Lisboa foi um corredor de passagem entre a Europa e as Américas para muitos refugiados. Das 50 mil a 200 mil pessoas que passaram por Lisboa nessa época, apenas cinquenta aqui ficaram. Entre elas encontravam-se os meus avós.

Tendo crescido em Lisboa, no quinto andar do mesmo prédio onde moravam os seus avós, Daniel Blaufuks (Lisboa, 1963) viveu a infância imerso num universo de vestígios dessa experiência dos refugiados – um mundo de alusões, fotografias, alguns objetos, comidas, costumes e memórias que não eram as suas, mas que acabariam por o atrair de e marcar de forma indelével.

Quando passeio entre as campas do cemitério judaico em Lisboa, reconheço os nomes gravados na pedra, como se estivesse num cemitério de aldeia.”

 

Blaufuks refere-se assim a esta obra, o seu livro mais pessoal e intimista. É a sua história pessoal que se narra – a sua e a da sua família.

.

Blaufuks utiliza “algumas dessas reminiscências, bem como filmes da época e de família, excertos de memórias e textos de refugiados, relatos de família e materiais de arquivos europeus e americanos” para elaborar um vivido documento “sobre um momento significativo da história do século XX”.

Então, para os seus pais, a incerteza do ficar ou do partir…

As imagens sucedem-se “Sob céus estranhos”, com textos, ora como um álbum de família e um registo de documentos, ora como um álbum de memórias: das imagens da família, retratos numa cidade nova, documentos, registos, fotografias da infância, os catálogos dos peluches que a família fazia, para venda, com fotografias, as memória das árvores na avenida…

.

“Sob céus estranhos” foi destacado como Melhor Livro Internacional na PhotoEspaña 2007.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Daniel Blaufuks, Sob Céus Estranhos, 2007

.

.

.