JOÃO HENRIQUES, “ID”, 2010
.
.
.
João Henriques
“ID”
Fotografia e texto: João Henriques
Tomar: Câmara Municipal de Tomar / 2010
Português / 19,8 x 21,7cm / 48 págs.
Brochura / 500 ex.
ISBN: 9789729972667
.
.

.
.
“Nada para nós, Senhor, nada para nós, mas para glorificar o teu nome”
Divisa templária
.
.
Este livro faz, através de 27 fotografias, um percurso simbólico pela cidade templária de Tomar.
.
Diz o autor:
“Id” foi um termo definido pelo psicanalista Sigmund Freud, para assinalar um campo do inconsciente habitado por imagens, não dimensionado pelo tempo nem pela realidade, onde passado e futuro são reelaborados e vividos simbolicamente na dimensão única do aqui e agora. Série de fotografias em torno de Tomar enquanto cidade icónica da presença Templária em Portugal e no mundo, constituindo-se numa narrativa que liga noções de passado, história, símbolo, biografia, lugar e identidade.”
…
As fotografias são um meio de representar a experiência, a vida, mas essa própria representação tende a alterar a natureza da experiência e a redefinir os processos de entendimento, sobre nós mesmos, sobre tudo. Nelas, embora se pressinta a familiaridade do objecto conhecido, o identificar das “coisas” pode ser insuficiente. As imagens dizem-nos algo, mas nem sempre existem palavras para tudo aquilo que se vê, ou citando Paul Valéry, “ver, é esquecer o nome das coisas que se vêem“. … O verdadeiro e real conteúdo é vasto, indeterminado, e tal como os sábios templários nos parecem ter transmitido, é dentro e não fora, que o devemos procurar.”
.
.
.
João Henriques, “Id”, 2010
.
.
.
João Henriques (Tomar, 1967), é licenciado em Gestão pela Universidade de Évora e mestre em Fotografia pelo Instituto Politécnico de Tomar (2013).
.
.
.
Pode conhecer melhor o trabalho do autor, aqui.
.
.
.