PIERRE VON KLEIST EDITIONS, STET, PUBLICAÇÕES SERROTE E CHILI COM CARNE – MAIS FOTOGRAFIA (E NÃO SÓ) NA FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

.

.

.

18839697_1462090027187794_9161357516617040837_o

.

.

A Pierre von Kleist Editions, a STET, as Publicações Serrote e Chili Com Carne, quatro editoras independentes, centradas na fotografia, na ilustração, na tipografia e na banda desenhada, participam este ano pela primeira vez na 87.ª Feira do Livro de Lisboa, entre 1 e 18 de Junho: estão no pavilhão C39 (do lado direito de quem sobe), no Parque Eduardo VII.

.

.

José_Pedro_Cortes-Feira_do_Livro-2017 (1)

José_Pedro_Cortes-Feira_do_Livro-2017 (3)

Pavilhão C39, Feira do Livro, Lisboa, 2017

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

António Bracons,  Pavilhão da Pierre von Kleist Éditions – STET – Publicações Serrote – Chili Com Carne, Feira do Livro, Lisboa, 2017

.

.

Conversámos com Filipa Valadares, da STET e José Pedro Cortes, da Pierre von Kleist Editions (PvK), sobre esta presença.

.

De acordo com Filipa Valadares e José Pedro Cortes, “A presença na feira do livro sempre foi uma vontade nossa. No início deste ano, surgiu a ideia de nos juntarmos e pela primeira vez termos um ‘pavilhão’ na feira.”

“Não foi uma decisão fácil porque o investimento inicial é grande”, diz José Pedro, só possível partilhada entre os quatro: só assim se “tornou viável alugar um pavilhão e garantir a sua abertura: entre 11 e 12 horas diárias, 18 dias seguidos”, complementa Filipa.

A importância da feira é grande, porque as pequenas editoras independentes, como as presentes, sofrem “muito por não haver muitos locais em Lisboa (ou noutras cidades do país) onde os nossos livros possam ser vistos. E mais, onde as pessoas possam ocasionalmente se cruzar com eles. Portanto, a minha experiência nestes primeiros dias é que existem muitas pessoas que, ou nos conheciam e nunca tinham visto os livros, ou que conheciam apenas alguns e querem conhecer mais. A grande importância da Feira do Livro está nesta abrangência de público, muito diferente dos nichos habituais da fotografia ou da arte contemporânea”, refere Cortes.

Para Filipa, “todos vamos à Feira do Livro desde jovens” e estar aqui “é uma aventura que qualquer livreiro e qualquer editor tem vontade de ter. Muitas pessoas passam por aqui que não conheciam os projetos, também algumas pessoas que já não víamos há bastante tempo. Toda a gente passa na Feira do Livro.”

Todos têm as suas edições. A STET tem também livros de mais de 20 editoras, algumas estrangeiras como a Mack, RM, PHREE (entre outras) e nacionais como a Dois Dias, GHOST, HIHIHI, Ideias no Escuro, Patavina, Pierrot le fou, Porta33, Re.vis.Ta, Scopio Editions, Senhora do Monte, Stolen Books, TIPO.pt. E edições de artistas como Fanzines e Martelos, Joana Estrela, Sapata ou Xavier Almeida.

.

.

José_Pedro_Cortes-Feira_do_Livro-2017

Pavilhão C39, Montagem para o dia de Portugal, 10 de junho, Feira do Livro, Lisboa, 2017

.

Entre as ofertas podemos destacar, além dos livros do dia e dos saldos: a Pierre von Kleist tem livros manuseados que são mais baratos, Os Serrote também têm livros manuseados com desconto, além de lançarem três novos livros na Feira e a Chili com Carne além de dois lançamentos, tem tido sessões de autógrafos com vários desenhadores e autores de banda desenhada. A STET tem também descontos em algumas das edições, em particular nas edições GHOST, HIHIHI, MACK, RM e Scopio Editions.

Por outro lado há um conjugar de sinergias: há autores que estão representados por mais de uma editora e há sessões de autógrafos que são comuns a estas. Os preços de Feira são na quase totalidade com descontos, o que não se verifica fora da Feira.

“Durante a semana as pessoas vêm mais à noite. Nós não temos a “Hora H” (2.ª a 5.ª feira, exceto véspera de feriado das 22:00 às 23:00, descontos até 50% em livros com mais de 18 meses de edição), mas temos o “Dia D”: funciona no mesmo período da Hora H, basta que uma pessoa compre livros de duas editoras diferentes (dentro do nosso pavilhão), registamos o e-mail e vamos sortear no último dia um pacote com um livro de cada uma das quatro editoras.”

A avaliação é uniforme: “Está a valer a pena.” Pela experiência, pelas vendas, pela divulgação: “Há muitas pessoas de fotografia que não nos conheciam.”

.

.

As editoras / livreiras responsáveis pelo pavilhão são:

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

António Bracons, André Príncipe (E) e José Pedro Cortes (D), Pierre von Kleist Editions, Feira do Livro, Lisboa, 2017

.

A PIERRE VON KLEIST EDITIONS, fundada pelos fotógrafos André Príncipe e José Pedro Cortes, é especializada na edição de fotografia portuguesa contemporânea e de livros de fotografia, destacando-se a reedição de “Lisboa, Cidade Triste e Alegre”, de Victor Palla e Costa Martins e, além das obras dos seus fundadores, de autores como Daniel Blaufuks, António Júlio Duarte, André Cepeda ou Pedro Costa. Alguns dos seus títulos já apresentámos neste espaço (ver aqui).

.

.

Lx-Feira_Livro-STET-PvK-2017-Fot_Ant_Bracons (16)

António Bracons, Filipa Valadares, STET, Feira do Livro, Lisboa, 2017

.

A STET – LIVROS & FOTOGRAFIAS é uma livraria especializada em livros de fotografia e edições de autor, criada em 2011 por Filipa Valadares, que participa regularmente em feiras de edições nacionais e internacionais, apostando na divulgação de autores portugueses no estrangeiro, tendo editado também alguns títulos. Está situada na Rua do Norte, 14 – 1.º, em Lisboa.

.

.

Lx-Feira_Livro-STET-PvK-2017-Fot_Ant_Bracons (17)

António Bracons, Susana Vilela e Nuno Neves, Publicações Serrote, Feira do Livro, Lisboa, 2017

.

As PUBLICAÇÕES SERROTE surgiram em 2004, pelos designers Nuno Neves e Susana Vilela, rumando contra “a maré de fecho das tipografias”, produziram vários cadernos e cartazes, com temas tradicionais e “divertidos”, sobretudo para crianças e jovens, juntando as tradições portuguesas com o design contemporâneo. Editaram um catálogo específico para a Feira.

.

.

Lx-Feira_Livro-STET-PvK-2017-Fot_Ant_Bracons (18)

António Bracons, Marcos Farrajota, Chili Com Carne, Feira do Livro, Lisboa, 2017

.

A CHILI COM CARNE é uma organização de jovens artistas, sem fins lucrativos, fundada em 1995 por Marcos Farrajota, sendo uma importante editora de banda desenhada nacional com várias dezenas de livros e fanzines publicados, além de cartazes e serigrafias. Participaram nas antigas Feira Morta e Feira Laica.

.

.

Para visitar (e comprar) até 18 de junho. Horários da feira: 2ª a 5ª – 12.30h / 23.00h, 6ª – 12.30h / 00.00h, sábado – 11.00h / 00.00h, domingos e feriados – 11.00h / 23.00h.

.

.

.