ANTÓNIO BRACONS, IGREJA DE SANTO ANTÓNIO, LISBOA, 2016

Dia de Santo António de Lisboa

.

.

.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

António Bracons, Igreja de Santo António, Lisboa, 2016

.

.

.

A Igreja de Santo António, próximo da Sé de Lisboa, foi reconstruída entre 1767 e 1787, com traço de Mateus Vicente de Oliveira, arquiteto da Basílica da Estrela, sensivelmente no mesmo local do templo anterior, destruído pelo terramoto de 1755.

É um edifício tardo-barroco, destacando-se o desenho do frontão e da escadaria. Com planta longitudinal, em cruz latina, apresenta nave única, coberta por abóbada de berço, sendo grande a riqueza dos mármores. Do recheio da igreja destacam-se: as telas de Pedro Alexandrino de Carvalho, no transepto; as grades neo-medievais do Arq.º Vasco Regaleira, os azulejos da sacristia, da 2ª metade do séc. XVIII. No altar-mor, a imagem de Santo. António é a recuperada do templo inicial.

Sob o altar-mor, a cripta, que se acede a partir da sacristia, situa-se no local, de acordo com a tradição, onde foi a casa em que o Santo nasceu, com o nome de Fernando de Bulhões, próximo da antiga Porta do Mar, da muralha de acesso ao interior da Lisboa medieval. Um painel de azulejos, no acesso, relembra a oração do Papa João Paulo II na cripta, em 12 de maio de 1982.

Junto à Igreja, o Museu Antoniano preserva diversa iconografia do Santo.

Encontra-se também no largo uma estátua em bronze, da autoria do escultor Soares Branco, a qual representa o Santo e diversos momentos e datas da sua vida, inaugurada por João Paulo II naquela data.

Santo António de Lisboa estudou no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, o principal centro de cultura de então, conheceu os franciscanos em cuja Ordem veio a ingressar, foi companheiro S. Francisco de Assis, destacou-se pelos seus sermões e ainda em vida adquiriu fama de santidade, sendo-lhe atribuídos muitos milagres. Morreu em Pádua, Itália, a 13 de junho de 1231. Menos de um ano após a sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX e Pio XII, em 1946, proclamou-o “Doutor da Igreja”. É o santo mais popular da igreja católica e é venerado em todo o mundo.

.

.

.