NUNO CERA, A PRESSÃO DA LUZ – ÁLVARO SIZA POR NUNO CERA
.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2017
.
.
.
Este é um olhar diferente sobre a obra de Siza Vieira.
Nuno Cera entra na intimidade de cada obra, de cada espaço, desligando-se muitas vezes da imagem exterior, da visão comum, do detalhe que carateriza aquela obra como sendo de Siza Vieira. E, contudo, permanecem alguns detalhes que permitem reconhecer o espaço.
.
.

Folha de sala, identificação das fotografias
.
.
Sobre a exposição, diz António Guerreiro na folha de sala:
Tanto os edifícios de Siza como as fotografias tiradas por Cera revelam um jogo de luz e sombra e a relação da obra edificada com o lugar, através de uma linguagem que não é apenas documental, mas que procura captar a dimensão abstracta da arquitectura, como descreve António Guerreiro na apresentação da exposição. E prossegue: tanto a obra do fotógrafo como a do arquitecto “resultam de um cálculo – um pensamento – do fototropismo.”
Em suma, trata-se da visão subjectiva de um sobre a obra ímpar do outro. A Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, o Museu Nadir Afonso, em Chaves, ou o Pavilhão Carlos Ramos, no Porto, obras maiores do Pritzker português, são alguns dos edifícios que encontra representados na mostra.”
.
.

Folha de sala, texto de António Guerreiro
.
.
A folha de sala, desdobrável, identifica as fotografias expostas e os vídeos apresentados, e além dos textos de António Guerreiro, Maria Melo e Fernando Nogueira, presidente da Fundação Millenium BCP, reproduz no interior a fotografia “A Pressão da Luz #2 – Casa de Chá, Leça da Palmeira, 2017”.
.
Maria Melo, da editora A+A Books, explica o projeto, que dá origem ao livro lançado na ocasião:
Nuno Cera, a convite da editora A+A Books, percorreu o país numa viagem de inverno, captando através do seu olhar de fotógrafo e artista, imagens de todas as obras do Arquiteto Álvaro Siza, selecionadas pelo próprio, e que fazem parte do Guia de Arquitetura Álvaro Siza Projetos Construídos em Portugal agora lançado. Neste livro, as fotografias de Nuno Cera são como que um ensaio à liberdade de poder captar o traço do arquiteto e também o de conduzir o olhar do utilizador à sua sensibilidade, àquilo que uma obra de arquitetura sempre transmite, testemunho também do génio humano, sobretudo quando construída segundo projeto de um dos arquitetos mais admirados internacionalmente.
Ao visitar a exposição A Pressão da Luz – Álvaro Siza por Nuno Cera, ensaia-se a viagem que o livro propõe através das fotografias nela expostas, algumas de recortes poéticos em relação a um espaço, outras recortes de formas sobre a matéria e o lugar.”
.
.

Matilde Ramos, Nuno Cera e Álvaro Siza, fotografia base do anúncio da exposição
.

O Presidente da República, Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, com Nuno Cera e Álvaro Siza, na inauguração da exposição (fotografia da Presidência da República)
.
.
A vasta obra do Arqt.º Álvaro Siza Vieira (Matosinhos, 1933), fotografada por Nuno Cera (Beja, 1972), a convite da editora A+A Books, para o Guia de Arquitetura Álvaro Siza Projetos Construídos em Portugal; deste trabalho, 2 vídeos e 19 imagens, impressas em jacto de tinta Digigraphie e montadas em Diasec, ressaltando assim uma luminosidade especial, própria do processo, formam a exposição que se apresenta na Galeria Millennium, na R. Augusta, 96, em Lisboa, de 6 de abril a 26 de maio de 2017.
.
.
.
Pingback: AGENDA . ABRIL – JUNHO 2017 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA