MANUELA MARQUES, MANUELA MARQUES E VERSAILLES, 2017

.

.

.

Manuela Marques

Manuela Marques e Versailles. A face oculta do sol. Conversas. Conversations

Fotografia: Manuela Marques / Texto: Nuno Vassalo e Silva, João Carvalho Dias

Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Março 2017

Português e inglês / 22,0 x 30,0 cm / 32págs.

Agrafado / Inclui reprodução offset da fotografia “Verre 7” em folha 43,0 x 60,0 cm, dobrada em quatro

ISBN: 9789898758347

.

.

Manuela_Marques-Versalhes-2017 (1)

 

.

.

Ao longo de diversos meses Manuela Marques deambulou pela intimidade do vasto Palácio de Versailles, residência do Rei Sol.

O olhar de Marques centrou-se em vários aspetos caraterísticos do palácio: os corredores vastos e os múltiplos quartos e compartimentos, destacados pelas suas portas, em madeira, com os seus trabalhados regulares, sublinhados a cor sob a base branca, como que um labirinto, as suas séries “Espace”.

Destaca ainda detalhes dos espelhos – a imponente Sala dos Espelhos estende-se na frente do edifício virada aos jardins – e nestes ressaltam os “graffiti” que os nobres faziam com os diamantes dos seus anéis, numa crítica ao seu rei e à sua opulência, a série “Verre”.

A opulência está patente no ouro e na riqueza de tantas peças e decoração, as séries “Or “ e “Reflect”.

É um olhar intimista sobre Versailles, onde se reconhece o Palácio.

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Manuela Marques, Manuela Marques e Versailles, 2017

.

.

Esta publicação é o catálogo da exposição Manuela Marques e Versailles. A face oculta do sol. Conversas que se apresenta na Fundação Calouste Gulbenkian, entre o piso térreo e o Museu, numa “conversa” com a própria coleção de Gulbenkian:

Este projeto, que tem Versalhes como epicentro, suscitou a criação de um itinerário, que se alargou pelas galerias de arte francesa do século XVIII da coleção Calouste Gulbenkian, destacando, entre outros temas, o mecenato régio, as indústrias do luxo e o dinamismo da atividade cultural, que encontrou na produção editorial um dos seus momentos mais significativos. Para todos eles a coleção apresenta importantes exemplares em exposição permanente ou provenientes das reservas, permitindo que sejam mostrados pela primeira vez. Merecem particular destaque obras de ourivesaria, mobiliário, pintura, têxteis, porcelanas e arte do livro, muitas das quais encomendas régias e da nobreza francesa entre os reinados de Luís XIV e Luís XVI.”

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2017

.

.

A exposição “Manuela Marques e Versailles. A face oculta do sol. Conversas” está patente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, de 3 de março a 22 de maio de 2017.

.

.

.