PAULIANA VALENTE PIMENTEL​, “RUB’ AL KHALI” (EMPTY SPACE), 2015

.

.

.

O branco e a luz (essencialmente natural) do espaço, bem como as revistas e peças de design – paixão de todos os que compõem a equipa de O Apartamento – enquadram de modo especial as imagens e fazem ressaltar a cor e o quase fictício das paisagens e imagens: as construções gigantescas e de ostentação, as paisagens criadas de um imaginário ocidental (“Canal Grande Venetia”), a realidade de um país diferente, com as suas excentricidades e particularidades, que a riqueza do petróleo propicia: o retrato de uma figura decorado com borboletas, as mulheres de burka na praia, o homem com o seu falcão nas areias, a paisagem noturna com a torre e a sua varanda iluminada, a mulher ocidental de robe dourado (os árabes têm um fascínio pelo dourado)…

.

Diz Pauliana:

Em 2015 fui convidada pela curadora Marie Loffreda para desenvolver um projecto fotográfico sobre o Dubai. O intuito foi construir uma memória visual, registando situações do quotidiano, situando a imagem fotográfica entre o documental e a poesia, num registo enraizado na tradição de Robert Frank, de William Eggleston, de Walker Evans, Stephen Shore ou Alec Soth onde a deam

bulação resulta numa mistura ecléctica de indivíduos, paisagens e de interiores. Visualmente o que mais me fascinou foi o lado de sonho, o lado plástico e não real que se confunde com a própria realidade. Interessou-me em particular fotografar os locais, os Emiratis e tentar tocar a forma como vivem a sua intimidade.  Não consegui ficar indiferente à maneira como esta cidade dos Emirados Árabes Unidos evoluiu em tão poucos anos graças ao petróleo e comércio, brotando das areias do deserto da arábia.”

.

.

.

image-3-copia

Pauliana Valente Pimentel, “Rub’ Al Khali” (Empty Space), Autoretrato, Dubai, 2015

.

.

.

Na folha de sala, David Santos escreve:

“Pauliana supera a barreira do humano, da natureza figural ou do seu olhar direto (ainda que uma das mais fortes imagens desta série assim o reassuma), para se entregar com máxima disponibilidade ao exercício de identificação dessa poética dos lugares e dos seus vestígios de humanidade ou descontrole. Entre a imagem que no Ocidente temos de um lugar pujante mas algo alegórico ou barroco no seu jorro de riquismo petrolífero, e o “imaginarium” que Pauliana aprofundou nos recantos inauditos desse crescimento desenfreado que o lugar, a natureza e a cidade continuam a ampliar enquanto espécie de laboratório de um tardo-capitalismo que ostenta sem pudor o seu magistério global, talvez resida o ponto focal ou a distância que nos condiciona mas impele ao mesmo tempo a uma leitura do “outro”, sabendo todos, uns e outros, cada uma à sua maneira, como é desses encontros e desencontros que se fazem as relações entre as pessoas, entre os povos e as culturas. E ainda, desse modo próprio, aquilo a que chamamos o arquivo ou a memória da humanidade.”

.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pauliana Valente Pimentel, “Rub’ Al Khali” (Empty Space), 2015

.

.

.

Pauliana Valente Pimentel apresenta em Lisboa, n’O Apartamento, a exposição “Rub’ Al Khali” (Empty Space), fotografias realizadas no Dubai, em 2015, entre 12 de dezembro de 2016 e 14 de fevereiro de 2017.

.

O Apartamento é… um apartamento, situado na Av. Duque de Loulé, n.º 1, 5.º Dt.º,

“O Apartamento é um projeto de partilha com morada fixa. Trata-se de um verdadeiro apartamento, uma casa real, feito por pessoas para pessoas. Objetivo? Ser um acelerador de partículas urbanas, isto é, unir, e reunir gente de diferentes espetros, criar sinergias, fomentar projetos. Estamos no centro de Lisboa para levar Portugal ao mundo e trazer o mundo até Portugal.”

O espaço é apresentado no site deste atelier de design, do criativo Armando Ribeiro e da sua equipa:

“O que mais nos encantou mal aqui entrámos foi a luz natural. Ao todo são 5 assoalhadas com grandes janelas, que tornam os 150m2 d’O Apartamento tão especiais quanto heterogéneos.

Uma sala em meia-lua, com 45m2, dá as boas-vindas a quem chega. Mas há mais: um escritório, uma sala de reuniões, um quarto preparado para receber hóspedes, uma cozinha totalmente equipada, uma zona de refeições, duas casas-de-banho e uma varanda/terraço com vista para os telhados de Lisboa compõem O Apartamento. Onde obras de arte e peças com design se misturam na decoração.”

É neste espaço que se apresentam as fotografias de Pauliana Valente Pimentel.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

António Bracons, Aspetos da Exposição, 2017

.

.

.

Pode conhecer melhor o trabalho de Pauliana Valente Pimentel aqui.

Pode conhecer O Apartamento aqui.

.

.

.