DIOGO MARQUES SANTOS, GLASS, 2016
.
.
.
Como vemos um objeto? De que forma o percebemos? Seja um objeto comum do uso quotidiano, seja um objeto especial. Alguns pegamos e largamos sem sequer repararmos no seu detalhe ou constituição. Outros merecem o nosso olhar e atenção mais demorada, porque, por alguma razão nos cativam ou, simplesmente, prendem o nosso olhar e interesse.
Gosto do vidro e do cristal. Pela luz que passa, pela forma, pelo peso, pela “dignidade” do material.
Diogo Marques Santos deixou-se seduzir por um simples “frasco de vidro de 250ml com rolha de cortiça”… Como explica:
.
O projecto fotográfico “Glass” representa a dedicação em torno de um único objecto, um frasco de vidro de 250ml com rolha de cortiça, e o seu estudo num ponto de vista fotográfico.
A relação do objecto com o tempo e a luz é interpretada ao longo do processo fotográfico assim como o estudo do negativo no processo laboratorial.
O trabalho divide-se em três partes; numa primeira parte podemos ver o objecto registado num âmbito mais directo, utilizando escala 1:1 e realizando o registo através no contacto directo do objecto com o papel fotográfico.
Na segunda parte existe uma relação do objecto com a luz, em que a sua transparência é bastante relevante na construção desta ligação.
Ao chegar à terceira parte, o projecto foca-se na relação do frasco com o tempo e com a sua capacidade interior de reter nele algo mais que apenas a passagem de luz.
Assim como o objecto, os negativos utilizados foram também alvo de exclusividade dentro de cada parte do trabalho.
O projecto Glass foi desenvolvido no ano de 2016, todas as fotografias foram realizadas pelo autor em processo analógico, desde a sua captura em médio formato até à ampliação das provas fotográficas em laboratório.
As imagens têm como suporte papel FB mate de diferentes tamanhos, sendo cada prova única.”
Este projeto é composto por 19 imagens, será também realizado em forma de livro, onde todas as imagens serão reproduzidas à escala natural (1:1), em folhas de 30X30cm.
.
.
.
Diogo Marques Santos, Glass, 2016
.
.
.
Diogo Marques Santos (Lisboa, 1993). Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual no IADE Universidade Europeia (2014-16) e em Macau, frequentou a Licenciatura de Communication and Media na USJ – University of Saint Joseph (2015).
.
.
.

.
O projeto Glass de Diogo Marques Santos integra a exposição Fotografia X’16, dos finalistas da Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual, 2015-2016 do IADE Universidade Europeia, patente no Carpe Diem Arte e Pesquisa, na Rua de O Século, 79, em Lisboa, de 14 de janeiro a 25 de fevereiro de 2017.
.


António Bracons, Aspeto da exposição, 2017.
.
.
.
Pode conhecer melhor o trabalho de Diogo Marques Santos aqui.
Pode ver a exposição no geral aqui e aqui.
.
.
.
Pingback: AGENDA . JANEIRO – MARÇO 2017 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: FOTOGRAFIA X’16 – FINALISTAS DO IADE – 2 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA