ANTÓNIO BRACONS, MOSTEIRO DE ODIVELAS, TÚMULO DE D. DINIS, 2016
António Bracons, Mosteiro de Odivelas, Túmulo de D. Dinis, 2016
O Mosteiro de São Dinis e São Bernardo ou Mosteiro de Odivelas foi fundado no final do século XIII, por D. Dinis, para a Ordem de Cister.
Na capela absidial do lado do Evangelho localiza-se o túmulo D. Dinis.
Este túmulo foi mandado fazer por D. Dinis e terá sido colocado em 1324, ainda em vida do monarca, que em testamento manifestou a vontade de aqui ser sepultado. Falecido em 7 de janeiro de 1325 foi o corpo sepultado em Odivelas, era abadessa D. Urraca Pais, a rainha D. Isabel acompanhou as cerimónias fúnebres.
O túmulo tem em torno esculpidas cenas da vida monástica, no entanto foi muito danificado, quer pelo terramoto de 1755, quer pelas invasões francesas e diversas vandalizações.
Inicialmente situava-se no centro da igreja, ladeado de grades, em 1951 foi mudado para onde atualmente se encontra. A figura jacente foi reparada no séc. XIX, mas não de acordo com o original.
A Direção-Geral do Património Cultural iniciou em novembro e dezembro de 2016 a primeira fase de recuperação com a limpeza do túmulo, com o objetivo de perceber o seu estado, os elementos originais e os não originais, a fim de definir a recuperação.
.
.
.
Pode conhecer mais sobre o Mosteiro de Odivelas aqui e aqui.
.
.
.