NUNO CERA, RUI CALÇADA BASTOS, JOÃO GRAMA, ANTÓNIO JÚLIO DUARTE, SUSANA MENDES SILVA, CATARINA BOTELHO, MUSEU DO NEO-REALISMO, BF16, 2016
.
.
.
O Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, acolhe no âmbito da BF16 o trabalho de cinco autores: António Júlio Duarte, Catarina Botelho, João Grama, Nuno Cera, Rui Calçada Bastos e Susana Mendes Silva, que apresentam trabalhos recentes, a par das exposições do Museu: “Batalha pelo Conteúdo” e a exposição evocativa de Mário Dionísio.
.
.
À entrada, em ponto elevado e visível do exterior, particularmente à noite, Nuno Cera suspendeu três obras da série “Carlo Scarpa’s Tomba Brion”, de 2012, impressas sobre tecido.
.
Nuno Cera, da série Carlo Scarpa’s Tomba Brion, 2012
.
.
No piso térreo, Rui Calçada Bastos, apresenta seis imagens da série “Interruptions and Imperfections”, registadas em Berlim, cidade onde vive e trabalha.
.
Rui Calçada Bastos, série Interruptions and Imperfections
.
.
João Grama apresenta uma série de imagens de instrumentos ancestrais de caça e pesca, proibidos pela União Europeia, os quais contudo, “que permanecem apesar das leis”, de acordo com as palavras do curador David Santos.
.
João Grama, Untitled (da série O Vício da Terra), 2015; Untitled (1 a 6), 2015
.
.
No auditório do Museu, António Júlio Duarte, vencedor do primeiro prémio da Bienal, em 1989, apresenta dois vídeos: “Corisco” e “Honey Bee”.
.
António Júlio Duarte, “Honey Bee”
.
.
Susana Mendes da Silva mostra na biblioteca do Museu uma instalação produzida especialmente para aquele local, sobre o escritor Manuel da Fonseca.
.
Susana Mendes da Silva, da Fonseca, Manuel,2016
.
.
As escadas de incêndio do museu são o espaço escolhido por Catarina Botelho para as três imagens que apresenta, da série “Modo de Emprego”, realizada nas reservas do Museu Nacional de Arte Antiga.
.
Catarina Botelho, série Modo de Emprego, 2012
.
.
.
A Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira (BF16) iniciada em 1989, tem este ano a 13.ª edição. O curador-geral David Santos, escolheu o tema “Arquivo e Observação” e espalhou a Bienal por toda a cidade.
Esta exposição pode ser visitada de 15 de outubro de 2016 a 22 de janeiro de 2017.
.
.
.
Pode ver o programa da BF16 aqui (FF) e aqui (BF16).
.
.
.
Pingback: AGENDA . JANEIRO – MARÇO 2017 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . SETEMBRO – DEZEMBRO 2016 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA