50 LIVROS DE FOTOGRAFIA A PRETO E BRANCO E “PORTUGAL” DE SLAVIN
.
.
.
Com o título 50 Black & White Photo-books for a Discerning Book Collector, “50 livros de fotografia a preto e branco para um colecionador discernido”, o site inglês AbeBooks.co.uk, uma loja on-line constituída por alfarrabistas de todo o mundo, dava destaque, em finais de abril passado, a 50 livros de fotografia a preto e branco.
É uma seleção entre tantas possíveis, mas não deixa de ser interessante o destaque.
O texto de apresentação refere:
O apelo da fotografia a preto e branco nas artes visuais é duradouro. O termo é um pouco enganador, as imagens são realmente a preto, branco e vários tons de cinzento, mas uma imagem poderosa, sem cor, pode transmitir muitas mensagens.
A fotografia monocromática pode ser assombrosa (as fotografias de Walker Evans dos agricultores empobrecidos da Grande Depressão), inspiradora (as imagens de Yosemite de Ansel Adams) ou íntimos (os retratos de Michael Montford de Charles Bukowski).
Esta seleção de foto-livros estende-se por 80 anos de fotografia. Há retratos, nus, animais e paisagens, cenários industriais, moda, celebridades e muitas pessoas comuns, mas ninguém é realmente comum quando são fotografados por artistas como Lewis Hine ou Edouard Boubat. Alguns desses livros definem os limites da arte, enquanto outros registam as vidas dos pobres e dos poderosos.
Navegar na obra de David Bailey, Richard Avedon, Man Ray, Howard Bingham e muitos outros fotógrafos lendários.”
.
Mas, para além do referido, o que me chamou a atenção foi a presença de um livro:
.
.

Portugal, de Neal Slavin, New York: Lustrum press, 1971
citado em 24.º lugar.
.
Sobre este livro no Fascínio da Fotografia, aqui.
.
Os “50 memoráveis livros de fotografia” a preto e branco, destacados pelo site AbeBooks.co.uk, são:
.
.





Os livros de fotografia a preto e branco destacados pelo site Abebooks.co.uk.
.
.
Um outro livro, Préférées, de Edouard Boubat, ed. Contrejour, 1990, inclui também diversas fotografias feitas em Portugal, nos anos 1956, 1957, 1958, 1966 e 1973.
.
.
.
Pode ver no site AbeBooks.co.uk, aqui.
.
.
.