CARLOS AZEREDO MESQUITA, DETAILED CLOSE-UPS OF FAR-OFF SCENES, 2015
Carlos Azeredo Mesquita
Detailed close-ups of far-off scenes
Fotografia e texto: Carlos Azeredo Mesquita
Porto e Basileia, Suissa: Pierrot le fou / Novembro.2015
Fascículo n.º 6
Inglês / 16,0 x 23,0 cm / 16 pág.
Fascículo / 300 exemplares
ISBN: 9789899901056
.
.

Detailed close-ups of far-off scenes é um ‘work in progress”. Sobre o mesmo diz o autor:
Em ” detailed close-ups of far-off scenes” uso a fotografia como uma ferramenta para investigar e confrontar realidades construídas, mitos e crenças, o desfoque entre verdade e ficção e fé, e que parece ser uma evidência de uma verdade.
Faço isso documentando o que considero situações de arquétipos de falsificações, fraudes ou falsificações simples de mentiras e verdades com a única intenção de enganar, assim como os casos em que a única coisa em jogo é a perceção e crença, que em última análise é apenas o mesmo lado da história.
As imagens saltam de particular a particular, numa espécie de entropia desorientada em que não se consegue encontrar ou entender completamente qualquer fórmula percetível na forma como estas coisas são organizadas – elas variam do governo para a ciência para a arte para a história para o militar para a arquitetura – e como a informação está sendo distribuída. Assemelha-se mais a um exercício de livre associação, uma parte significativa do meu trabalho não consiste em fotografar, mas na pesquisa e na edição.
Cada imagem é acompanhada por um texto que descreve os factos que estão sendo documentadas, uma vez que é quase impossível uma imagem por si só contar uma história. A imagem destina-se a levar para longe nalguma forma para a abstração enquanto as funções de texto são como uma âncora que lhe dá sentido.
Este é também um projeto em que questiona a fotografia como ‘media’. A fotografia sempre foi usada como uma ferramenta para gravar “a verdade”, o que não a impediu de ter sido manipulada desde sempre pela simples razão de que há várias verdades ligadas a cada imagem, dependendo da intenção do criador, do espectador, do contexto em que é apresentada e do subtítulo que a acompanha.”
Carlos Azeredo Mesquita, Detailed close-ups of far-off scenes, 2015
Carlos Azeredo Mesquita (1988), é licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal, e foi bolseiro na Moholy- Nagy University of Art and Design, em Budapeste, Hungria.
Tem um interesse particular sobre as questões da perceção da verdade, ficção, representação e contexto.”
Nota do editor