ANDRÉ PRÍNCIPE, O PERFUME DO BOI, 2012
André Príncipe
O perfume do boi
Fotografia de André Príncipe
Lisboa: Pierre von Kleist Editions / 2012
23,5 x 34,0 cm / 48 pag
Capa leve, agrafado / Edição normal + edição especial, 50 ex., capa vermelha, incluindo uma fotografia 20 x 30 cm, impressão jacto de tinta, assinada e numerada.
ISBN: 9789729982590

.
Este livro é o último da trilogia composta por “Master And Everyone” e “I Thought You Knew Where All Of The Elephants Lie Down”. Estes títulos foram concebidos como uma partitura de música clássica.
Tal como nos outros livros da série, não há textos, não há explicações. Apenas as fotografias, uma por fólio, quando possível ocupando integralmente as duas páginas do fólio.
Neste livro, surgido dois anos depois dos anteriores, as imagens percorrem Portugal na sua fronteira interior.
A paisagem agrícola ou florestal, a pedreira, o rio que corre selvagem – ou ribeiro apenas -, um veado na floresta (pontos de contacto entre as várias obras), os bois que olham o carro onde alguém os fotografa, as queimadas ou a casa abandonada… A presença do homem, em passagem num veículo pesado de carga ou num carro de rallye, os caçadores, ou a artista de circo do trapézio – reflexo das vidas, das vivências, das incertezas; o cavalo que galopa livre ou o veado caído sobre a estrada de terra.
Estes olhares viraram-se para o exterior, deixaram de ser (tão) intimistas. Ou são-no, de outra forma.
O Perfume do Boi foi fotografado durante uma viagem de três meses feita no sentido anti-horário pelas fronteiras de Portugal.Fora das cidades, nos campos e nas florestas, em pequenos circos, com os lunáticos e os acrobatas. O sentimento muito forte da narrativa vem com uma igualmente forte suspeita de que poderia não haver nenhuma história. As fotos dos animais e das pessoas, combinados com os elementos naturais, causam a sensação de perigo eminente e de problemas. Há uma aura de profecia e mito e, no final, ficamos com o eco de um grito na noite.
“Os cinco elementos japoneses são, por ordem crescente de energia – Terra, Água, Fogo, Vento e Vazio”, diz o autor.”
Nota do editor
André Príncipe, O Perfume do Boi, 2012
Pode ver mais, aqui.