JUDAH BENOLIEL, PANORÂMICAS DE LISBOA – O RIO, 2016
A [ANTE]câmara do Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, na Rua da Palma, acolhe de 23.09 a 31.12.2016, a exposição Panorâmicas de Lisboa, do fotógrafo Judah Benoliel, agora olhando o Rio Tejo, dando continuidade à programação anual baseada no acervo do Arquivo.

António Bracons, Aspeto da exposição, 2016
A coleção de fotografia de Judah Benoliel (1890-1968), filho do famigerado repórter fotográfico Joshua Benoliel (1873-1932), foi incorporada no acervo do Arquivo Municipal de Lisboa/Fotográfico através de vendas parcelares de 1943 a 1964 feitas pelo próprio à Câmara Municipal de Lisboa e manteve-se associada ao conjunto fotográfico do seu pai apesar das autorias estarem devidamente identificadas.”


António Bracons, Aspeto da exposição, 2016
Podemos ver seis panorâmicas dos anos 30 e 40, fotografadas em negativo 6 x 18 cm, com interessantes imagens da capital, sem trânsito e com poucos transeuntes. O rio é o centro destas imagens, quer visto das Portas do Sol, com a Igreja de Santo Estevão, quer desde o Arsenal da Marinha, onde a presença de barcos é notória, refletindo a sua grande importância neste tempo; para além do rio, a zona ribeirinha envolvente, como o Largo de Santos e a Av. 24 de Julho, a Praça do Comércio, o Cais do Sodré ou o Jardim de S. Pedro de Alcântara. Os locais são conhecidos…




Folha de sala.
.
.
.
Pingback: A PAIXÃO PELO LIVRO DE FOTOGRAFIA – ENTREVISTA A FABRICE ZIEGLER, COORDENADOR DA FEIRA DO LIVRO DE FOTOGRAFIA DE LISBOA | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . SETEMBRO – DEZEMBRO 2016 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA