PEDRO COSTA E RUI CHAFES, FAMÍLIA AEMINIUM, 2016

 

 

 

Pedro Costa e Rui Chafes

Família Aeminium

Fotografia: Pedro Costa / Escultura: Rui Chafes / Poema: João Miguel Fernandes Jorge

Lisboa: Pierre von Kleist Éditions / Junho 2016

Português / 18,0 x 26,0 cm / 54 págs.

Cartonado / 750 ex.

ISBN: 9789899944527

 

pedro_costa-chafes_familia_aeminium-1

 

 

Esta obra é uma misteriosa sequência de fotografias captadas durante a exposição de Rui Chafes no criptopórtico romano do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra.

No fundo negro das páginas sobressai a luz que ilumina e desenha as galerias e as câmaras que constituem o criptopórtico (40 a 50 dC), as bases do fórum romano da cidade. Nesta luz, o negro do aço das peças de Rui Chafes sobressai, como elementos que integram o espaço, que fazem parte da construção, como testemunhas de uma história de 20 séculos de uma cidade viva e escondida.

 

O Criptopórtico, suspenso no tempo, vago e silencioso, foi em tempos um fórum animado e vibrante.

As esculturas e as imagens vivem nestas câmaras distantes, recordam os olhares perdidos, a memória dos sussurros e movimentos.”

Nota do editor

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pedro Costa e Rui Chafes, Família Aeminium, 2016

 

 

 

A exposição teve lugar entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016, produzida no âmbito do Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, uma organização do CAPC – Centro de Artes Plásticas de Coimbra, Universidade de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra. Contou com o apoio do Turismo do Centro e da Fundação Millenium BCP.

Além de esculturas em aço, a exposição integrou vídeo (projeção HD) e o filme de Daniéle Huillet e Jean-Marie Straub “Toute révolution est un coup de dés”, 10’, França, 1977.

 

 

Pode ver mais aqui.