EDGAR MARTINS, THIS IS NOT A HOUSE, 2011

 

 

 

Edgar Martins

This is not a House

Fotografia de Edgar Martins, ensaios de Peter D. Osborne, Sacha Craddock

Stockport (GB): Dewi Lewis Ltd / Maio 2011

Inglês / 27,0 x 33,5 cm / 109 págs.

Cartonado / 1.000 + 150 exemplares, edição especial, assinados e numerados, em caixa revestida a tecido com uma fotografia 8 x 10″ (c. 20 x 25 cm) C-print, assinada e numerada, em capa.

ISBN: 9781907883026

 

cover

 

 

Isto não é uma casa.

Não. Mas será uma casa.

Quando estiver concluída.

Martins mostra-nos o espaço envolvente, onde se ergue a casa, desde a casa, ou a casa, no geral, de dentro da casa.

Antevemos assim espaços amplos, confortáveis, acolhedores. A que ainda falta acabar as paredes, colocar as portas e janelas… Isto (ainda) não é uma casa.

Mas estas casas parecem abandonadas. Na sua construção, mais ou menos avançada (ou mais ou menos atrasada), alguns materiais por vezes, marcações…

Isto não é uma casa.

 

A nota do editor refere:

Fotografado em dezasseis locais diferentes, em oito estados, este trabalho catalisa e reúne novas experiências de uma nova forma de arquitetura americana com a convocação de uma conjunção inquietante de realismo e ficção. Num estudo que vai além da pura investigação formal e documentação, Martins cria um comentário pungente sobre a ruína financeira e falência que atingiu as vidas de muitos milhares de pessoas.”

 

Segundo Peter D. Osborne, no ensaio que integra o livro:

This is not a House joga nas fronteiras entre o que Ranciére chama, ‘a lógica dos factos e a lógica de ficções’; ela própria é formada a partir dessa relação, um produto de outra crise em que as categorias de Fotografia de Arte e Fotografia Documental não estão cada uma para o seu lado, mas viradas uma para a outra. O trabalho de Martins é portador da crise que se envolve com uma crise que é apenas em parte económica. Mais imediatamente o tema manifesto de This is not a House coloca-o em um ponto onde temas paralelos convergem, cada um governado por um medo da perda da realidade: a preocupação de que a digitalização minou o realismo fotográfico e compromete qualquer instalação de dizer a verdade; e o medo de Wall Street minar o que é curiosamente referido como a economia real”.

 

Este é o contexto real em que This is not a House aparece: as ruínas da economia interna, com origem nos bancos norte-americanos, afetou toda a Europa e o mundo.

.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Edgar Martins, This is not a House

.

.

.