ANDREIA SANTANA VENCE PRÉMIO NOVO BANCO REVELAÇÃO 2016
Anúncio efetuado ontem em Serralves
Andreia Santana (Lisboa, 1991) foi a vencedora do Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO 2016, organizado pelo Museu de Serralves em colaboração com o Novo Banco, conforme anunciado em 20.07.2016.
O júri do Prémio, presidido pelo Diretor Adjunto do Museu de Serralves, João Ribas e constituído por Alice Motard, Curadora Chefe do CAPC – Museu de Arte Contemporânea de Bordéus, Émilie Villez, Diretora da Fundação Kadist, Paris, Luca Lo Pinto, curador da Kunsthalle Wien, Viena, Ricardo Nicolau, adjunto da direção do Museu de Serralves e Filipa Loureiro curadora do Museu de Serralves, destacou o trabalho da autora entre o dos restantes finalistas: Rogério Costa Ribeiro, Pedro Huet e Henrique Pavão.
Em Novembro terá lugar no Museu de Serralves uma exposição de Andreia Santana.

© Andreia Santana, Molde da parte superior de uma pinça de precisão

© Andreia Santana
Andreia Santana fotografa em fábricas, algumas abandonadas, testemunhos da produção industrial, através das instalações e de objetos, na maior parte dos casos, já fora de uso.
O projeto de Andreia Santana coloca a fotografia ao serviço da classificação e documentação de uma escavação arqueológica encenada, em que ao invés de serem encontrados objetos pertencentes a uma antiga civilização, são descobertos despojos da ainda contemporânea civilização industrial.”
Fundação de Serralves
Pode conhecer mais sobre o trabalho da autora, aqui.
.
.
.