AAVV, SEGUNDA NATUREZA – EXPOSIÇÃO NO MAAT

António Bracons, Central Tejo, integrada no MAAT
.
Esta exposição, Segunda Natureza, integrada na inauguração do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, da Fundação EDP, inicia um ciclo de olhares sobre a sua coleção.
.

Prospeto de divulgação da abertura do MAAT
.
O tema essencial de Segunda Natureza é precisamente a noção de que, por muito que a «economia da experiência» tente convencer-nos do contrário, há muito que perdemos a possibilidade de vivenciar e aperceber a Natureza no seu estado virginal. A Natureza passou a integrar a cultura e a ser vista apenas através das lentes da cultura. Através das suas descrições e representações, os artistas foram talvez os primeiros a entender a Natureza como um sujeito essencialmente produzido pelo homem – um sujeito a ser capturado, filtrado e reinventado através de meios técnicos que se estendem, muito para além das ferramentas agrícolas ou paisagísticas, dos aparelhos fotográficos às práticas da pintura e escultura.”
Pedro Gadanho (excerto do texto publicado no catálogo da exposição).
São apresentadas cerca de cinquenta obras realizadas por vinte e seis artistas, desde os anos de 1970 até ao presente, sendo organizada “pela deteção de afinidades entre as obras”, através de “múltiplos pontos de contacto” e de “artistas cujas obras estabelecem essas ligações”.

Estão expostas obras de pintura, desenho, escultura, instalação e fotografia.
Os artistas apresentados são: Gabriela Albergaria, Vasco Araújo, Manuel Baptista, Michael Biberstein, Fernando Calhau, Alberto Carneiro, Paulo Catrica, Alexandre Conefrey, Luísa Correia Pereira, Cruz-Filipe, Alexandre Estrela, João Grama, Victor Jorge, José Loureiro, Maria Lusitano, Mariana Marote, Jorge Martins, Noronha da Costa, João Queiroz, Martim Ramos, Sandra Rocha, Julião Sarmento, Miguel Soares, Susanne S. D. Themlitz, Pedro Vaz e Valter Vinagre.
As fotografias que integram a exposição são:

Aspeto da exposição: Alberto Carneiro, A Floresta, 1978 (parte)

Aspeto da exposição: Paulo Catrica, L1008992-2, Estufa Fria, Lisboa 30.4.2013 f22/1.45 16:49h, 2013


Aspeto da exposição: Vasco Araújo, Botânica #1 e #4, 2012-2014


Aspeto da exposição: João Grama, Sem título, da série O vício da terra, 2015 (2016)

Aspeto da exposição: Mariana Marote, Populus nigra, ser de vento #1 e #2, 2015

Aspeto da exposição: Sandra Rocha, Sem título, da série DR – Um Diário da República, 2012

Aspeto da exposição: Martim Ramos, Sem título, da série DR – Um Diário da República, 2012

Aspeto da exposição: Valter Vinagre, Sem título, da série DR – Um Diário da República, 2012
Esta exposição, com curadoria de Luísa Especial e Pedro Gadanho, foi inaugurada a 29 de junho, fazendo parte do programa de inauguração do MAAT, no edifício da Central Tejo, e está patente até de 16 de outubro de 2016, na Sala Central 2.
Pingback: AGENDA . AGOSTO 2016 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . SETEMBRO 2016 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA