PALÁCIO DA MITRA OU DOS ARCEBISPOS, SANTO ANTÃO DO TOJAL, 2015

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

O Palácio da Mitra, também conhecido como Palácio dos Arcebispos, foi uma residência de veraneio primeiro dos Arcebispos, depois dos patriarcas de Lisboa.

Inicialmente mandado construir pelo arcebispo D. Fernando de Vasconcelos, cerca de 1554, foi no primeiro terço do séc. XVIII reconstruído pelo 1.º patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida, em estilo barroco, sendo o traçado do arquiteto italiano Canaveri.

O Palácio, que agora visitamos, guiados por dois nobres de setecentos, tem entrada pelo  piso térreo, pelo pátio interior ao qual se entra pelo Largo Monumental. Sobe-se então ao primeiro andar, onde, sala após sala, se desenvolvia a vivência da casa. Esta está decorada com magníficos painéis de azulejo, do século XVIII, em azul e branco, de grande riqueza temática e qualidade pictórica, representando figuras de convite, as estações do ano, cenas campestres, venatórias ou de pesca e outras.

O conjunto engloba ainda a Igreja e o Chafariz Monumental, alimentado por um aqueduto, com cerca de 2 Km de extensão, que engloba um outro chafariz. Mas esta será outra visita. O palácio integra uma quinta e acolhe a Casa do Gaiato de Santo Antão do Tojal.

.

.

.