O PAÇO DAS ESCOLAS, UNIVERSIDADE DE COIMBRA, 1990-92
726 Anos da Fundação do Estudo Geral, a Universidade Portuguesa
.
.
.
O Paço das Escolas é o núcleo antigo da Universidade: entramos pela Porta Férrea, sob a Reitoria, que se desenvolve para a esquerda, ocupando o antigo Colégio de S. Pedro.
A Via Latina desenvolve-se do lado direito, dando acesso à Sala dos Capelos e à Sala dos Atos Privados. A Torre fica em frente, junto aos Gerais, onde inicialmente funcionavam todas as faculdades e, de há muito, a Faculdade de Direito. Prolonga-se o edifício com rica Capela de S. Miguel e a faustosa Biblioteca Joanina.
O extenso miradouro conduz à Escadaria de Minerva, que desce até à Rua José Falcão.
.
A cidade de Coimbra
mantinha grande importância: em 1511, D. Manuel I deu-lhe novo foral e promoveu, em 1517, a reconstrução do Paço Real: incumbiu o arquiteto da corte, Marcos Pires, da construção da Ala dos Infantes e da Capela de S. Miguel.
Em 1537, D. João III muda definitivamente a Universidade para Coimbra, por ser uma cidade mais calma que a capital, entretanto com muito movimento devido aos Descobrimentos e, portanto, mais apta ao estudo. Cede-lhe, em 24 de setembro de 1537, os Paços Reais para aí se instalar: o Paço das Escolas, o qual contudo só fica em posse da Universidade em 1597, pela venda efetuada pelo rei D. Filipe II, III de Espanha. De seguida cria diversos colégios, nomeadamente o de S. Pedro, em 1545, para formação de docentes, e cede a Ala dos Infantes em 1574. É em parte do seu espaço que hoje se encontra a Reitoria.”
António Bracons e José Cura, Marcofilia Comemorativa de Coimbra, ed. Secção Filatélica da AAC, Coimbra, 2013
.
.
.