ANTÓNIO BRACONS, ALGUNS PASSOS NA ALTA DE COIMBRA, 1990
.
.
.
António Bracons
ALGUNS PASSOS NA ALTA DE COIMBRA
Fotografia de António Bracons, texto de António Bracons e Mário Nunes
Coimbra: GAAC – Grupo de Arqueologia e Arte do Centro / dezembro de 1990
Português / 24,4 x 32,8 cm
Portfólio, capa com: rosto, textos do Dr. Mário Nunes e de António Bracons e seis fotografias, impressão: bicromia, 550 ex., 500 numerados de 1/500 a 500/500 e 50 numerados de I a L, incluindo uma fotografia original, assinada e numerada, todos numerados e assinados pelo autor.
.
.
.
.
A Alta!… Há alguns anos percorrida no trajecto que me levava até à Alma Mater; agora, onde resido. Mas sempre aquele espaço diferente de qualquer outro, sempre diferente na atenção de novos olhares, mesmo no espaço que se percorre todos os dias. São as ruas estreitas de calçada tradicional portuguesa (de pedra solta), interligadas por escadas, que o declive do terreno assim o obriga. Coroa-a a Universidade, imponente e mestra. O casario sobe até ela, entre cores brancas e cantarias claras, de calcários e pedra de Ançã… Repúblicas e Colégios, casas de habitação mais ou menos estimadas, jardins interiores… E as gentes, desde as pessoas idosas que vivem sózinhas, aos estudantes de capa e batina que a sobem e descem, ao encontro da Minerva e da boémia…
Toda a cidade vive da vida desta colina, que a molda em espírito e alma. Percorrê-la é sempre uma vivência, diferente pela companhia e pelo momento que vivemos, pelos sentimentos que trazemos em nós, como a olhamos e (re)vemos e sentimos…”
António Bracons, Alguns Passos na Alta de Coimbra
.
.
Universidade, 1990 Museu Nacional Machado de Castro, 1988 Rua Borges Carneiro, 1987
Beco da Amoreira, 1988 Palácio de Sub-Ripas, 1987 Éfe-Érre-Á, 1986
.
.
.
