SUSANA PAIVA, MONSIEUR CESARINY, ED. DÉBOUT SUR L’OEUF (DSO), 2015
.
.
.
Susana Paiva
Monsieur Cesariny
Fotografia e texto de Susana Paiva, poema de Maria Krejci
Coimbra: Débout Sur l’Oeuf (DSO), 2015
Português / 21,0 x 14,4 cm / 60 pgs.
Brochura / 150 exemplares, dos quais 15 autografados e numerados em estojo editorial que inclui uma fotografia original (diferente para cada um dos 15 exemplares), autenticada e impressa com tintas pigmentadas em papel fine art (de I/XV a XV/XV).
.
.
.
.
Susana Paiva fotografou Mário Cesariny (Lisboa, 9.08.1923 – Lisboa, 26.11.2006), “um vulto maior da cultura nacional” a convite de Miguel Gonçalves Mendes, autor de um documentário sobre o poeta e pintor, considerado o principal representante do surrealismo português, para o projeto “Verso de Autografia” (ed. Assírio & Alvim, 2004).
Essa experiência foi inesquecível. Cumprida a função inicial dessas imagens, dez anos depois Susana Paiva regressa a essas imagens:
Sei hoje que, muito embora fosse Cesariny o epicentro deste projecto, as imagens que neste esférico espelho se reflectem são também auto-retratos – fragmentos de busca de uma identidade e linguagem que me parecem agora simultaneamente tão próximas e longínquas.”
O livro surge com o apoio de Miguel Carvalho, Alfarrabista, em Coimbra, que em Outubro de 2014 acolheu a exposição destas fotografias e no passado dia 29 de março o lançamento do livro.
.
.
O título, “Monsieur Cesariny”, é parte da inscrição que Cesariny tinha na porta do seu quarto: “Monsieur Mário Cesariny”, é um entrar na sua intimidade.
.
.
Este livro, intimista, terno, em que cada imagem ocupa uma página inteira, organiza “à luz dos afectos, numa narrativa que conta a história de um encontro, fugaz e intenso”, as fotografias de Susana Paiva, pois
“Afinal o que importa não é a literatura
Nem a crítica de arte nem a câmara escura”
Mário Cesariny, Pastelaria (primeiros versos)
A apresentação da autora, aqui.
.
Susana Paiva, Monsieur Cesariny
.
Fotografias © Susana Paiva
.
.
.
Um outro olhar sobre Cesariny é o de Duarte Belo: “Cesariny. Em casas como aquela”, 2014, aqui.









Pingback: DUARTE BELO, CESARINY. EM CASAS COMO AQUELA, 2014 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: 10 ANOS DO FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA . ALGUMAS NOTAS A PROPÓSITO DE UM BLOGUE | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA