SANTO ANTÓNIO – A FLOR DA AMENDOEIRA, ESTORIL, 2014
O Grupo de Teatro de Santo António do Estoril foi criado em outubro de 2013.
Em junho de 2014, o grupo apresentou a peça: “Santo António – A flor da amendoeira” no Auditório da Boa Nova, no Estoril, com nova representação no dia 9 de outubro.
A peça apresenta a vida deste santo português, que nasceu em Lisboa, junto à Sé, em 15 de agosto de 1191 ou 1195, com o nome de Fernando de Bulhões. Estudou em Coimbra, no Convento de Santa Cruz, cidade onde conheceu os Franciscanos, vindo a ingressar na recém-criada Ordem dos Frades Menores em 1220. Viajou muito, participou em 1221 no Capítulo Geral, a convite de S. Francisco de Assis. Grande orador, intelectual, teólogo e místico, escreveu muitos sermões, onde sobressai a sua erudição. Foi recebido pelo papa Gregório IX, que o quis escutar pessoalmente e o haveria de canonizar. São-lhe atribuídos muitos milagres: quando se salvou de um naufrágio, bem como todos os que iam no barco, a pregação aos peixes, o ressuscitar um rapaz dado como morto, o aparecimento do Menino Jesus que lhe oferece uma açucena, símbolo da pureza – como é geralmente representado -, sendo ainda em vida conhecido como “o santo”. Faleceu em Pádua, em 13 de junho de 1231, foi canonizado no dia 30 de maio do ano seguinte e proclamado Doutor da Igreja pelo papa Pio XII em 16 de janeiro de 1946.
O título vem de um dos sermões da Ressurreição de Cristo, para a festa da Páscoa, em que tira da natureza o símbolo da amendoeira, “a primeira árvore a florir, antes de todas as outras”, assim Cristo é o primeiro a ressuscitar, antes de todos os homens. O texto tem por base os sermões que o Santo escreveu, é de Joana Liberal, professora da Universidade Católica e apaixonada pelo teatro.
Autoria e encenação: Joana Liberal.
Assistência de Encenação: Isabel Sousa Araújo e Leonor Freitas Simões.
Interpretes: António Gonçalves da Silva, António Quartin, António Sousa Lara, Benedita Mancelos, Carolina Antunes, Carolina Ferraz, Carolina Luz, Francisco Albuquerque, Francisco Gomes, Inês Palmares, Isabel Sousa Araújo, Joana Liberal, Kaisa Saether, Leonor Freitas Simões, Luís Mancelos, Madalena Stichini Vilela, Madalena Vaz Pinto, Mana Adão da Fonseca, Margarida Antunes, Mariana Mancelos, Mariana Rendeiro, Pilar Rebelo Pinto, Rita Santana Lopes Anunciação e Tomás Mancelos.
Som e luzes: Jorge Gonçalves e Vitor Farinha.
Imagem: António Sousa Lara.
Figurinos: Kaisa Saether.
Caracterização: Pilar Sousa Lara.





































