C.A.D.C., 2011

.

.

.

António Bracons, CADC, 2011

.

.

.

O C.A.D.C. – Centro Académico de Democracia Cristã, fundado em 1902, revestiu e reveste um papel importante na história da Academia de Coimbra e do país: é o espaço de encontro e reflexão da comunidade académica católica.

Ao longo de várias décadas passaram pelo C.A.D.C., quer pela direção, quer como colaboradores ou membros, centenas de homens e mulheres, ao tempo estudantes, mas logo depois profissionais: vultos do direito e das letras, das ciências e da medicina, da política e da investigação: sem dúvida que a sua ação e a sua vida foram modelados por esta Casa, pelo espaço de reflexão e de debate que foi.

Desta ação e reflexão, das suas preocupações e anseios, do seu estudo e oração, resultou a publicação da revista Estudos Sociais, cujo primeiro número saiu em janeiro de 1905 e que deu lugar à revista Estudos, em Maio de 1922. É através deste registo que permanece, que hoje continuamos a conhecer a sua vasta atividade.

Com os movimentos políticos e estudantis de 1967, o C.A.D.C. veio a ser suspenso no final dessa década. Nos anos de 1980, deu origem ao Instituto Justiça e Paz, ressurgindo o C.A.D.C. nos primeiros anos do novo milénio, no mesmo espaço, retomando o espírito original, de que é testemunho a nova série da revista Estudos.

O C.A.D.C. abre-se assim, de novo, urbi et orbi.

.

.

.